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Escolhas, caminhos e cuidados: o itinerário terapêutico de crianças com Fibrose Cística

Pizzignacco, Tainá Maués Pelucio

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto 2013-08-26

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Escolhas, caminhos e cuidados: o itinerário terapêutico de crianças com Fibrose Cística
  • Autor: Pizzignacco, Tainá Maués Pelucio
  • Orientador: Lima, Regina Aparecida Garcia de
  • Assuntos: Antropologia Médica; Crianças; Cuidado De Enfermagem; Fibrose Cística; Etnografia; Medical Anthropology; Ethnography; Cystic Fibrosis; Children; Nursing Care
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A Fibrose Cística (FC) é uma doença genética, até o momento incurável, que junto às demais condições crônicas, exigem cuidados que transcendem a esfera biológica da doença e do cuidado e necessita de estratégias inovadoras para seu manejo. Esse estudo teve por objetivo compreender o itinerário terapêutico de crianças com Fibrose Cística, a partir da perspectiva deles próprios. Para tanto, nos apoiamos no quadro teórico e metodológico conformado pela antropologia médica, etnografia e a hermenêutica interpretativa. Participaram do estudo, 7 crianças entre 8 a 10 anos, em tratamento em um hospital escola do interior do estado de São Paulo e seus familiares. Os dados foram coletados por quatro meses com cada criança partindo-se do referencial da etnografia, mediante observação participante, entrevistas e confecções de materiais que permitiram a participação infantil. Os resultados foram compreendidos em três atos interpretativos que conformam o círculo hermenêutico: As várias facetas da Fibrose Cística; Caminhos e cuidados: avaliações sobre o tratamento e Escolhas, caminhos e cuidados: o itinerário terapêutico de crianças com Fibrose Cística. A partir dos resultados, interpretamos que os modelos explicativos existentes na FC atualmente estão circunscritos em círculos concêntricos dentro dos setores e entre os diferentes atores envolvidos gerando avaliações fragmentadas e diferentes possibilidades de tratamento. As interpretações nos levaram a refletir a respeito da hegemonia do paradigma da saúde pautado no positivismo e suas implicações para o cuidado integral. As possibilidades de mudança aparecem ao considerarmos a etnografia e a hermenêutica enquanto referenciais para a prática bem como a centralidade e a potencialidade da criança como agente da mudança.
  • DOI: 10.11606/T.22.2013.tde-06012014-141658
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2013-08-26
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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