skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Adaptação dos estudantes com deficiência no ensino superior: a experiência de 6 estudantes com deficiência da FCS da UAN

Isidro, Ernesto ; Bota, Martins

Centro de Estudos Internacionais 2019

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Adaptação dos estudantes com deficiência no ensino superior: a experiência de 6 estudantes com deficiência da FCS da UAN
  • Autor: Isidro, Ernesto ; Bota, Martins
  • Assuntos: Political Science
  • Descrição: Após o alcance da paz em 2002 a melhoria do sistema de ensino surge na agenda do governo de forma expressiva, através da Estratégia Integrada para Melhoria do Sistema de Educação. Foram empreendidos esforços visando assegurar uma educação inclusiva, equitativa que se alinhassem aos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) assumidos por Angola. Os esforços empreendidos não significaram necessariamente melhorias em todos os subsistemas de ensino e em todas as modalidades de ensino. A realidade angolana mostra que, as necessidades das pessoas com deficiência nem sempre têm sido consideradas, visando a sua inclusão nas diversas instituições de ensino, com destaque para o ensino superior. No presente artigo, procura-se descrever e analisar experiências de 6 estudantes com deficiência visual e auditiva, matriculados na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto (FCS-UAN), em Luanda. Os casos e depoimentos referidos apresentam-se como dados ilustrativos de uma realidade mais vasta. O estudo foi realizado durante o primeiro semestre do ano lectivo 2018, com base em entrevistas semiestruturadas. Observações e informações obtidas através das entrevistas, sugerem que o processo de inclusão de pessoas com deficiência em instituições do ensino superior público em Angola, coloca grandes e novos desafios, tanto para as instituições de ensino superior, como para os estudantes. A situação é agravada devido à falta de preparação dos docentes para lidar com estudantes com deficiência, falta de material de apoio e de estruturas físicas concebidas à altura dos novos desafios educacionais.
  • Editor: Centro de Estudos Internacionais
  • Data de criação/publicação: 2019
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.