skip to main content

Análise sobre a prestação de serviços nos postos de revenda de combustíveis nos últimos anos

Armando Wilson Alves Fernandes Edmilson Moutinho dos Santos

2001

Localização: EPBC - Esc. Politécnica-Bib Central    (FDI-64 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Análise sobre a prestação de serviços nos postos de revenda de combustíveis nos últimos anos
  • Autor: Armando Wilson Alves Fernandes
  • Edmilson Moutinho dos Santos
  • Assuntos: PRESTAÇÃO DE SERVIÇO; ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE; COMBUSTÍVEIS; CONSUMIDOR
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
    Dissertação (Mestrado) -- Programa Interunidades de Pós-Graduação em Energia EP/FEA/IEE/IF da Universidade de São Paulo ; Bibliografia
  • Notas Locais: Programa Interunidades de Pós-Graduação em Energia da Universidade de São Paulo-PIPGE (EP/FEA/IEE/IF)
  • Descrição: O setor de serviços tem recebido muita atenção devido a sua crescente participação econômica no contexto global. Produzir bens e serviços que satisfaçam às necessidades e expectativas dos consumidores, vem sendo discutidos com maior freqüência na literatura especializada. Um bom gerenciamento da qualidade em serviços permeia uma boa interação entre fornecedores e consumidores. Essa interação serve como estratégia para o atendimento e a maximização do valor percebido pelo cliente em relação aos produtos e serviços ofertados. Esta dissertação desenvolve uma análise sobre o processo de transformação das relações entre fornecedores e consumidores no setor de revenda de combustíveis. Discute-se em particular sobre a questão da qualidade na prestação de serviços, sua crescente importância no cenário atual e os fatores que influenciam as novas tendências e seus impactos na concorrência. Para este estudo foi delimitado o período compreendido entre 1990 a 2000, tendo-se dedicado especial atenção ao segmento de revendedores de combustíveis operando em zonas urbanas. Após uma breve introdução onde a motivação, objetivo, metodologia e estrutura do trabalho são apresentados, em seguida são descritas, as inovações que aconteceram nos últimos anos no setor de revenda de combustíveis (posto de gasolina), que valorizaram comercialmente o negócio, criando leques de opções de serviços para facilitar o consumidor nas suas compras, bem como agregando mais valor e margens na revenda de
    combustível. Em seguida, levantou-se questionamentos sobre as problemáticas do setor com relação à sonegação de impostos e adulteração de gasolina, assim como as medidas adotadas pelo órgão regulador e fiscalizador do setor para saná-las. Por fim, o trabalho oferece um estudo de caso sobre os principais temas discutidos anteriormente
  • Data de criação/publicação: 2001
  • Formato: 110 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.