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A África e suas representações no(s) livro(s) escolar(es) de Geografia no Brasil - 1890-2003

Ferracini, Rosemberg Aparecido Lopes

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2012-08-08

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A África e suas representações no(s) livro(s) escolar(es) de Geografia no Brasil - 1890-2003
  • Autor: Ferracini, Rosemberg Aparecido Lopes
  • Orientador: Castellar, Sonia Maria Vanzella
  • Assuntos: África; Ensino; Geografia Humana; Livro Didático; Africa; Education; Geography Human; Textbook
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Versão corrigida
  • Descrição: O presente estudo analisa o conteúdo relativo ao continente africano no livro escolar. O recorte temporal abrange desde a introdução de conteúdos sobre a África nos manuais de Geografia, em 1890, pela reforma educacional Benjamin Constant, até a implementação da obrigatoriedade desse conteúdo no currículo básico em 2003, com a Lei nº 10.639/03. A análise está dividida em quatro partes, abordando um livro didático por período, priorizando aqueles que atingiram um maior número de alunos, segundo o Ministério da Educação (MEC). Nosso objetivo foi debater a forma como esse continente foi tratado pela Geografia escolar presente do livro didático. Nossa hipótese de trabalho é a de que o conteúdo sobre a África é tratado nos livros didáticos com um enfoque de dominação territorial de caráter colonial imperialista.
  • DOI: 10.11606/T.8.2012.tde-30102012-111718
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2012-08-08
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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