skip to main content

Contribuições para aplicação de learning analytics no apoio à avaliação em atividades de introdução à programação com Scratch.

Eloy, Adelmo Antonio Da Silva

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2019-08-07

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Contribuições para aplicação de learning analytics no apoio à avaliação em atividades de introdução à programação com Scratch.
  • Autor: Eloy, Adelmo Antonio Da Silva
  • Orientador: Lopes, Roseli de Deus
  • Assuntos: Aprendizagem (Avaliação); Pensamento Computacional; Learning Analytics; Educação Básica; Computadores (Programação); Scratch; Computer Programming; Computational Thinking; K-12 Education; Assessment. Scratch
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Engenharia Elétrica
  • Descrição: A integração da programação de computadores à Educação Básica é uma prática com décadas de experiências e aprendizados, com exemplos de países que têm criado diretrizes cada vez mais específicas para que conhecimentos da área façam parte do percurso formativo das novas gerações. Aspectos como práticas pedagógicas, formação de professores, infraestrutura e avaliação são fundamentais para o sucesso de ações sobre o tema, garantindo que sejam desenvolvidas com intencionalidade e equidade. A presente pesquisa investigou como tecnologias digitais podem contribuir para avaliação de atividades de introdução à programação de computadores. Foram realizados levantamentos bibliográficos e revisões sistemáticas sobre o tema, além de entrevistas com professores que realizam atividades de introdução à programação de computadores utilizando o Scratch. Foi proposta uma estratégia de avaliação de atividades realizadas com a linguagem de programação Scratch, elaborada com base num referencial construcionista, tendo o pensamento computacional como habilidade avaliada e técnicas de learning analytics para geração de insumos para avaliação. A estratégia de avaliação foi aplicada em curso online massivo de introdução à programação com Scratch e, a partir dela, foram realizadas observações, análises e considerações para a construção de modelos e sistemas mais robustos para acompanhamento e avaliação de atividades de introdução à programação.
  • DOI: 10.11606/D.3.2019.tde-24072020-102229
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2019-08-07
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.