skip to main content

The Literary Reading Skills and the Children's Literature in the Archives of Internship in Formation of the Educator in Service (EFES): Preliminary Results and Analysis of a University Research and Extension Project; As Práticas de Leitura Literária e a Literatura Infantil no Acervo do Estágio de Formação do Educador em Serviço – EFES: Resultados e Análises Preliminares de um Projeto de Pesquisa e Extensão Universitária

Hatagima, Gustavo; Rezende, Neide Luzia De; Moraes, Dislane Zerbinatti

Revista de Cultura e Extensão USP; v. 14 (2015); 45-57

Universidade de São Paulo. Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária 2015-11-30

Acesso online

  • Título:
    The Literary Reading Skills and the Children's Literature in the Archives of Internship in Formation of the Educator in Service (EFES): Preliminary Results and Analysis of a University Research and Extension Project; As Práticas de Leitura Literária e a Literatura Infantil no Acervo do Estágio de Formação do Educador em Serviço – EFES: Resultados e Análises Preliminares de um Projeto de Pesquisa e Extensão Universitária
  • Autor: Hatagima, Gustavo; Rezende, Neide Luzia De; Moraes, Dislane Zerbinatti
  • Assuntos: Reading Skills; Children'S Literature; Literature Teaching; History Of Education; Práticas De Leitura; Literatura Infantil; Ensino De Literatura; História Da Educação
  • É parte de: Revista de Cultura e Extensão USP; v. 14 (2015); 45-57
  • Descrição: This paper intends to expose the preliminary results of this undergraduate research, which pursues elements, sources and reflections that contribute with a better understanding of literary reading skills and reader formation, as well as a finer comprehension of the presence (or absence) of children’s literature in Brazilian public schools between 1980 and 1990. Through identification, organization and analysis of the EFES’s archives, we sought to reconstitute what Chervel [2] and Julia [5] call history of school subjects on Portuguese language and literature teaching, as well as the very history of this long and complex research and extension project. A first approach and analysis of this archive has allowed us to comprehend its potential for further research. Moreover, it has enabled us to salvage the publications of EFES’s team during its period of existence. We will present a synthesis of the first sorting of this documentation, which will constitute our documental corpus.
    O presente artigo se propõe a expor os resultados preliminares desta pesquisa de Iniciação Científica que procura obter elementos e fontes que contribuam para uma melhor compreensão das práticas de leitura literária e formação de leitores bem como da presença (ou ausência) da literatura infantil na escola pública brasileira entre as décadas de 1980 e 1990. Por meio da identificação, organização e análise do Acervo do Estágio de Formação do Educador em Serviço – EFES, procuramos reconstituir o que Chervel [2] e Julia [5] chamam de "história das disciplinas escolares", no que diz respeito ao ensino da língua portuguesa e literatura, bem como a própria história desse complexo e longo projeto de pesquisa e extensão universitária. Uma primeira abordagem e análise desse arquivo já nos permite compreender seu potencial para futuras pesquisas, bem como nos possibilitou resgatar as publicações da equipe EFES durante seu período de existência. Apresentaremos uma síntese da primeira triagem dessa documentação, que constituirá nosso corpus documental.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/rce/article/view/108259/106566
  • Editor: Universidade de São Paulo. Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária
  • Data de criação/publicação: 2015-11-30
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.