Desenvolvimento de tecnologia educacional digital sobre prática sexual segura e contracepção com adolescentes
ABCD PBi


Desenvolvimento de tecnologia educacional digital sobre prática sexual segura e contracepção com adolescentes

  • Autor: Tamashiro, Lilian Mayumi Chinen
  • Orientador: Fonseca, Luciana Mara Monti
  • Assuntos: Saúde Do Adolescente; Anticoncepção; Tecnologia; Educação Em Saúde; Jogos De Vídeo; Sexualidade; Technology; Sexuality; Adolescent Health; Health Education; Contraception; Video Games
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Há altas taxas de gravidez na adolescência no Brasil e os recursos tecnológicos como os smartphones podem ser ferramentas importantes para abordar temas pertinentes aos adolescentes, como o uso de métodos contraceptivos. As pesquisas referentes ao uso de recursos virtuais voltados à educação sexual são incipientes e isto se afunila ainda mais quando se busca evidências referentes ao uso dos serious game sobre a temática voltado a esse público. Pensando em estratégias que possibilitem não só a informação, mas que sejam interativas e façam sentido no contexto de vida dos adolescentes, estimulando o aprendizado significativo, a mudança de comportamento e o amadurecimento pessoal, sentiu-se a necessidade de desenvolver um game em aplicativo mobile (app) para essa clientela. Assim, o objetivo geral deste trabalho foi desenvolver uma tecnologia educacional digital sobre a prática sexual segura e contracepção, com a participação ativa dos adolescentes. Trata-se de um estudo metodológico acerca da construção de um serious game sobre o tema voltado aos adolescentes. Foi realizado em duas etapas: 1) Desenvolvimento participativo da tecnologia, com grupos focais; 2) Avaliação do conteúdo e da usabilidade pelos especialistas e pelo público-alvo, os adolescentes. Utilizou-se o modelo User-Centered Design embasado no design participativo. Oito adolescentes de 15 a 17 anos de uma escola pública da cidade de São Paulo participaram ativamente no desenvolvimento da tecnologia. O estudo ocorreu no período de outubro/2015 a fevereiro/2019. Os temas discutidos nos encontros de grupo focal estavam acerca da prática sexual, métodos contraceptivos, gravidez, Infecções Sexualmente Transmissíveis e do app. Assim, desenvolveu-se o app Prinventon, um game que se passa em uma cidade virtual e trabalha a sexualidade na adolescência. O conteúdo e a usabilidade foram avaliados por seis profissionais da tecnologia, seis profissionais da área da saúde e quatro adolescentes. No geral, o app foi considerado pelos especialistas como relevante diante do tema tratado. Para os profissionais da tecnologia, faltou uma abordagem mais complexa como nos jogos de ação e aventura que se utilizam do sistema de fases e aumento das dificuldades. Já para os profissionais da saúde, o app é intuitivo, poderia explorar maiores conteúdos e alguns tiveram dificuldades após instalação. Os adolescentes avaliaram o app como interativo, de boa qualidade e com conteúdo suficiente, havendo grandes possibilidades de o recomendar. Acredita-se que o app desenvolvido é adequado aos adolescentes, pois visa abordar de maneira lúdica e realística a sexualidade na adolescência, com foco no sexo seguro e contracepção
  • DOI: 10.11606/T.22.2020.tde-07072020-152142
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2020-01-20
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português
 
Disponível na Biblioteca:
  • EERP - Esc. Enfermagem Ribeirão Preto (https://doi.org/10.11606/T.22.2020.tde-07072020-152142 )