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Merchandising social na telenovela brasileira. Um diálogo possível entre ficção e realidade em Páginas da Vida.

Nicolosi, Alejandra Pia

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2009-03-17

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Merchandising social na telenovela brasileira. Um diálogo possível entre ficção e realidade em Páginas da Vida.
  • Autor: Nicolosi, Alejandra Pia
  • Orientador: Lopes, Maria Immacolata Vassallo de
  • Assuntos: Telenovela; Naturalismo; Melodrama; Realidad; Ficción; Discurso; Acción Pedagógica; Merchandising Social; Realidade; Telenovela; Ficção; Ação Pedagógica
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A presente pesquisa procura indagar acerca do merchandising social como via possível para analisar o diálogo entre ficção e realidade tecido pela telenovela brasileira. Sob esse guardachuva trabalhamos a hipótese do merchandising social como ação pedagógica ou mediação para uma educação baseada na oralidade. Encaramos a perspectiva de análise das mediações a partir de duas dimensões de abordagem do texto: o Gênero e a Produção. O foco recai, principalmente, na problematização da pedagogia do melodrama como matriz cultural do merchandising social e na representação naturalista como princípio de sua legitimidade. Para isso, realizamos o estudo de caso da telenovela Páginas da Vida, de Manoel Carlos, através de uma metodologia múltipla composta de observação direta e indireta. As principais interfaces teóricas desse estudo de comunicação são os Estudos Culturais, a Filosofia da Linguagem, a Sociologia da Educação e a Teoria do Cinema.
  • DOI: 10.11606/D.27.2009.tde-15042009-100550
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2009-03-17
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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