skip to main content
Invitado
Mi portal
Mi Cuenta
Cerrar sesión
Identificarse
This feature requires javascript
Tags
Periódicos Eletrónicos
Libros Eletrónicos
Bases de Datos
Bibliotecas de USP
Ayuda
Ayuda
Idioma:
Inglés
Castellano
Portugués (Brasil)
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Advanced Search
Búsqueda General
Búsqueda General
Colección Física
Colecciones Físicas
Producción Intelectual USP
Producción USP
Primo Advanced Search Query Term
Input search text:
Show Results with:
criteria input
Cualquiera
Show Results with:
Cualquiera
Primo Advanced Search prefilters
Tipo de material:
criteria input
Todos los registros
Colección Física
Búsqueda Sencilla
This feature requires javascript
Políticas de educação profissional no estado de São Paulo: um olhar para o Programa REDE/Vence
Reis, Elydimara Durso Dos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2023-03-06
Acceso en línea
Recurso en línea
Detalles
Comentarios y Etiquetas
Servicios adicionales
This feature requires javascript
Acciones
Agregar a Mi Portal
Eliminar de Mi Portal
Correo Electrónico
Imprimir
Enlae permanente
Cita bibliográfica
EasyBib
EndNote
RefWorks
Delicious
Exportación RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Políticas de educação profissional no estado de São Paulo: um olhar para o Programa REDE/Vence
Autor:
Reis, Elydimara Durso Dos
Orientador:
Moraes, Carmen Sylvia Vidigal
Materias:
Educação Profissional
;
Programa Rede/Vence
;
Privatização
;
Parcerias
;
Ensino Médio
;
Partnerships
;
High School
;
Privatization
;
Professional Education
;
Rede/Vence Program
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descripción:
O objetivo principal desta dissertação é analisar o Programa REDE/Vence enquanto parte da política de educação profissional de nível médio voltada para a formação dos estudantes de escolas estaduais paulistas, visando evidenciar suas parcerias e a concepção de educação profissional por ele assumida. O Programa REDE/Vence foi implementado pelo Decreto nº 57.121, de 11 de julho de 2011, teve os últimos ingressantes em 2020 e ocorreu sob duas modalidades: Integrada e Concomitante. A forma integrada se destinou aos estudantes da Primeira série do ensino médio, ofertada em regime de intercomplementaridade na Rede Estadual, no Centro Paula Souza, e no Instituto Federal de São Paulo, e enquanto experiência pedagógica atribuiu flexibilidade no que se entendia por ensino médio integrado na Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008, com a desobrigação de matrícula única para os cursos integrados. Acredita-se que esta forma de oferta, caracterizada por fragmentar o ensino médio integrado, serviu como estratégia de barateamento da oferta de educação profissional técnica de nível médio, com o aproveitamento das estruturas já existentes e, também, como possível experimentação para os cursos integrados implementados posteriormente no Centro Paula Souza e introduzidos pela Reforma do Ensino Médio. Já a forma concomitante, responsável pelo maior contingente de vagas, ofertou cursos técnicos concomitantes/subsequentes aos estudantes das Segunda ou Terceira séries do ensino médio e Educação de Jovens e Adultos, sendo que as instituições privadas foram as ofertantes majoritárias do Programa, além de haver a contratação de uma consultoria privada para o seu monitoramento e avaliação. Tais fatos corroboram a existência do processo de flexibilização das parcerias públicos privadas e privatização da educação em nosso país, na medida que a forma integrada do Programa aconteceu sem contrapartida financeira, e a concomitante, por sua vez, recebeu recursos públicos expressos pela compra de vagas e pela contratação da consultoria privada. Por fim, cabe comentar a principal dificuldade com que se deparou neste estudo: a obtenção de dados confiáveis sobre o Programa. Este problema fez com que diferentes fontes teóricometodológicas e estratégias de consulta fossem mobilizadas, dentre as quais se destaca a Lei de Acesso à Informação, que finalmente tornou possível a obtenção de dados primários do Programa e de documentos institucionais não publicizados. A pesquisa trabalha, de acordo com Lakatos e Marconi (2003), com levantamento de fontes primárias que incluem normativas legais expressas nas leis, decretos, editais e afins; indicadores educacionais; informações existentes nos bancos de dados das instituições; documentação sobre o programa REDE/Vence produzida pelo CPS e pelo IFSP, pela FDE e pela empresa Herkenhoff & Prates, contratada para consultoria à modalidade concomitante. Realizou-se também diálogo com a produção bibliográfica (fontes secundárias) que engloba notícias jornalísticas, teses, dissertações e referências relativas aos temas em estudo. Por fim, a pesquisa aponta a necessidade e relevância do desenvolvimento de estudos sobre programas de educação para a apreensão dos encaminhamentos das políticas públicas.
DOI:
10.11606/D.48.2023.tde-26042023-123446
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
Fecha de creación:
2023-03-06
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Portugués
Enlaces
Este registro en el Catálogo
Teses e Dissertações USP
Acesso ao doi
E-mail do autor
E-mail do orientador
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Volver a la lista de resultados
Anterior
Resultado
3
Siguiente
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando en bases de datos remotas, por favor espere
Buscando por
en
scope:(USP_FISICO)
Mostrar lo que tiene hasta ahora
This feature requires javascript
This feature requires javascript