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Permacultura tema socialmente referenciado para a formação de professores em um projeto de pesquisa-ação

Vânia Galindo Massabni Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (20. 2020 Petrópolis, RJ)

Oliveira, Inês Barbosa de ... [et al.] (orgs.) Didática(s) entre Diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação entre novas epistemologias, biodiversidade, diferença, democracia e inclusão. Livro 4 Petrópolis, RJ : Faperj; CNPq; Capes; Endipe /DP, 2020 1955 p

Petrópolis, RJ 2020

Localização: ESALQ - Biblioteca Central    (PI Drive 3169109 )(Acessar)

  • Título:
    Permacultura tema socialmente referenciado para a formação de professores em um projeto de pesquisa-ação
  • Autor: Vânia Galindo Massabni
  • Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (20. 2020 Petrópolis, RJ)
  • Assuntos: ENSINO E APRENDIZAGEM; ESCOLA PÚBLICA; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; PERMACULTURA; PESQUISA-AÇÃO; UNIVERSIDADE
  • É parte de: Oliveira, Inês Barbosa de ... [et al.] (orgs.) Didática(s) entre Diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação entre novas epistemologias, biodiversidade, diferença, democracia e inclusão. Livro 4 Petrópolis, RJ : Faperj; CNPq; Capes; Endipe /DP, 2020 1955 p
  • Descrição: A universidade necessita valorizar a escola como lócus formativo, oferecendo oportunidades de aprendizagem aos licenciandos que auxiliem a reflexão e construção da identidade docente. Porém, é um desafio tornar o processo formativo participativo, com vistas a uma escola democrática e sustentável. Uma vez que a Permacultura propõe um modo de vida e de produção agrícola sustentável, com críticas ao atual, e que há preocupação em relacionar estas oportunidades à investigação da prática, foi proposto o projeto “Permacultura na Escola”. Objetivo: descrever e analisar os dois anos deste projeto de formação de professores, desenvolvido em parceria com uma escola pública estadual de Ensino Fundamental do interior paulista, a fim de entender como os envolvidos se constituem agentes ativos e transformadores na própria escola, apoiando-se no tema. Constituem o grupo de pesquisa-ação licenciandos da equipe, docente da universidade, professor supervisor e uma comissão de alunos da escola, além de estagiários voluntários das Licenciaturas em Ciências Agrárias e Biológicas. Trata-se de uma pesquisa-ação colaborativa, colaboração que tem sido indicada como relevante ao desenvolvimento profissional docente.
    A coleta de dados ocorre com entrevista e registro das reuniões. Neste processo, a implementação de um jardim em espiral, com regências sobre Permacultura, incentivou outras mudanças na escola, como a formação de uma comissão de alunos para lutar pela sustentabilidade. O trabalho formativo centrou-se em tornar o grupo um espaço democrático da escola e em alterar visão de sociedade nas ações, ampliando-a para outros alunos, pois os aspectos técnicos da Permacultura estavam sendo a ênfase, como limpeza de terreno. Ações para amparar uma visão crítica e socialmente referenciada durante o processo formativo com a Permacultura tem contribuído para que, tanto alunos, como licenciandos e professor, se situem como agentes ativos, tornando-os capazes atuar para uma escola democrática, transformando para além do aspecto físico do espaço escolar
  • Editor: Petrópolis, RJ
  • Data de criação/publicação: 2020
  • Formato: art. 91, p. 1130-1137.
  • Idioma: Português

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