skip to main content

Jogos matemáticos e mediação docente

Patrícia Pereira

Política e Gestão Educacional, 2017-11, p.1484-1498 [Periódico revisado por pares]

Universidade Estadual Paulista

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Jogos matemáticos e mediação docente
  • Autor: Patrícia Pereira
  • Assuntos: Jogos. Adição e subtração. Mediação
  • É parte de: Política e Gestão Educacional, 2017, p.1484-1498
  • Descrição: O artigo trata de ações de ensino planejadas intencionalmente com o uso de jogos como Situação Desencadeadora de Aprendizagem visando a internalização de conhecimentos teóricos por meio da ação e reflexão decorrentes da mediação docente. Os participantes foram 8 crianças do 2º ano do Ensino Fundamental, selecionadas pela professora da turma. O procedimento investigativo tomou como referência o uso de uma Atividade Orientadora de Ensino (AOE), por meio de Situações Desencadeadoras de Aprendizagem (SDAs), verificando se o jogo, quando utilizado sob a abordagem histórico-cultural, desencadeia a aprendizagem de alguns conceitos inerentes às operações de adição e subtração. Para tanto, utilizaram-se os jogos CUBRA A SOMA e FECHE A CAIXA. O estudo consistiu em cinco Atividades de Ensino com cada jogo. Os resultados indicaram que as mediações, associadas à motivação das crianças, durante a Atividade Orientadora de Ensino (AOE), podem proporcionar o desenvolvimento das funções psíquicas superiores.
  • Editor: Universidade Estadual Paulista
  • Idioma: Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.