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A utilização dos Massive Open Online Courses (MOOCs) em métodos de blended learning e o valor funcional percebido pelos alunos: estudo de caso em um curso de graduação em Administração

Moura, Valéria Feitosa De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade 2017-12-15

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A utilização dos Massive Open Online Courses (MOOCs) em métodos de blended learning e o valor funcional percebido pelos alunos: estudo de caso em um curso de graduação em Administração
  • Autor: Moura, Valéria Feitosa De
  • Orientador: Souza, Cesar Alexandre de
  • Assuntos: Educação A Distância; Ensino Superior; Graduação Em Administração; Massive Open Online Courses - Moocs; Inovações Tecnológicas; Distance Education; Higher Education; Graduation In Administration; Technological Innovations
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O rápido desenvolvimento da tecnologia da informação traz oportunidades para área da educação, colocando a educação a distância e aprendizagem online como opções para o modelo tradicional, sobretudo os Massive Open Online Courses (MOOCs), os quais, no contexto do movimento de educação aberta, são apresentados como meio para aumentar o acesso e a qualidade da educação, proporcionando redução dos custos e da desigualdade educacional, sobretudo nos países em desenvolvimento. A revisão sistemática de 74 artigos evidenciou que as IES estão incorporando os MOOCs às suas práticas - em parte, produzindo seus próprios MOOCs, mas também os integrando a seus currículos, tanto para revisar conteúdo do Ensino Médio com alunos ingressantes no Ensino Superior quanto para melhorar seus cursos.Assim, considerando que as pesquisas que avaliam a incorporação dos MOOCs aos currículos das IES investigam, sobretudo, o desempenho e o nível de satisfação dos alunos, o objetivo principal desse estudo foi compreender como os MOOCs estão sendo incorporados aos cursos presenciais de graduação e qual o valor funcional percebido pelos alunos com relação a essa prática. Para tal, foi realizada uma revisão sistemática da literatura e um estudo de caso de caráter exploratório e descritivo, que integra os enfoques qualitativo e quantitativo. A unidade de análise do estudo de caso foi a disciplina de Fundamentos de Administração, lecionada no primeiro ano do curso bacharelado em Administração, e quatro fontes de evidências foram utilizadas: documentos sobre o MOOC, documentação sobre a disciplina que utilizou o MOOC, entrevistas com o Chefe de Departamento e os professores responsáveis pela disciplina e levantamento (survey) com 101 alunos. As evidências obtidas nas etapas de investigação documental e entrevistas foram analisadas baseando-se nas questões de pesquisas, enquanto o levantamento com os alunos valeu-se da técnica de análise estatística de modelagem de equações estruturais, utilizando o software R. Os resultados do estudo permitiram identificar que, assim como sugerido pela literatura, o MOOC foi utilizado como recurso online no método blended learning em uma disciplina introdutória e substituindo parte da carga horária presencial, possibilitando o aumento do número de alunos por professor, além de tornar a disciplina mais atrativa para o alunado. Além disso, que o MOOC foi usado como recurso online para apresentação do conteúdo, enquanto os exercícios de fixação, as avaliações e as atividades complementares foram desenvolvidos pelos professores. As hipóteses propostas no estudo foram validadas: valor funcional percebido tem efeito positivo (r=0,801) na intenção de recompra (R2=64,15%), a qualidade percebida com relação ao processo de blended learning e a qualidade percebida com relação ao MOOC têm efeitos positivos (r=0,22e r=0,2929, respectivamente) no valor funcional percebido pelo aluno (R2=20,46%); a preferência e autodisciplina para realização de cursos a distância têm efeito positivo na qualidade percebida com relação ao processo de blended learning (r=0,2636 e R2=6,95%) e com relação ao MOOC (r=0,347 e R2=12,04%). Conclui-se que o valor funcional percebido pelo aluno é favorável, com escore de 4,53 (escala de 7 pontos), e é influenciado pela qualidade percebida com relação ao MOOC e ao processo de blended learning.
  • DOI: 10.11606/D.12.2018.tde-20022018-175952
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Data de criação/publicação: 2017-12-15
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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