skip to main content

Motivação e emoção no ensino de biologia análise de sequência didática sobre a viagem de Wallace ao Brasil

Rosa Andréa Lopes de Souza Maria Elice Brzezinski Prestes

Filosofia e História da Biologia São Paulo v. 10, n. 2, p. 233-256, 2015

São Paulo 2015

Acesso online

  • Título:
    Motivação e emoção no ensino de biologia análise de sequência didática sobre a viagem de Wallace ao Brasil
  • Autor: Rosa Andréa Lopes de Souza
  • Maria Elice Brzezinski Prestes
  • Assuntos: BIOLOGIA; FILOGENIA; EXPEDIÇÕES CIENTÍFICAS -- AMAZÔNIA -- BRASIL; ENSINO MÉDIO; MOTIVAÇÃO; ENSINO E APRENDIZAGEM -- PROCESSOS
  • É parte de: Filosofia e História da Biologia São Paulo v. 10, n. 2, p. 233-256, 2015
  • Notas: Disponível em: . Acesso em: 19 ago. 2016
  • Descrição: Alfred Russel Wallace (1823-1913) realizou viagem naturalística ao Brasil entre os anos de 1848 e 1852, acompanhado em parte do período por Henry Walter Bates (1825-1892). Os dois naturalistas britânicos se dedica- ram ao estudo da variedade de animais e plantas da região amazônica e cole- ta de espécimes para análises posteriores na Inglaterra. Particularmente, os estudos de Wallace sobre as palmeiras amazônicas inspiraram a elaboração, validação, aplicação e avaliação de uma sequência didática a alunos do ensi- no médio de uma escola pública do município de São Paulo. A intervenção de ensino teve como objetivo principal trabalhar esse episódio histórico com os estudantes como ferramenta de motivação e facilitação do processo de ensino-aprendizagem de conteúdos científicos relacionados à taxonomia e filogenia. Neste artigo, são apresentados resultados de pesquisa do impacto da inserção desse episódio histórico sobre os componentes motivacionais e emocionais dos alunos ao longo das aulas, com dados coletados por meio da aplicação de dois questionários específicos validados pela literatura da área. A análise dos resultados mostrou que o episódio da história da biologia selecionado, a viagem de Wallace pela Amazônia e seus estudos sobre as palmeiras, surtiu efeitos positivos na promoção da emoção e motivação dos alunos para o estudo da classificação filogenética de plantas
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2015
  • Formato: p. 233-256.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.