skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Acervo Físico
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Acervo Físico
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Motivação e emoção no ensino de biologia análise de sequência didática sobre a viagem de Wallace ao Brasil
Rosa Andréa Lopes de Souza Maria Elice Brzezinski Prestes
Filosofia e História da Biologia São Paulo v. 10, n. 2, p. 233-256, 2015
São Paulo 2015
Acesso online
Exibir Online
Detalhes
Resenhas & Tags
Mais Opções
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Motivação e emoção no ensino de biologia análise de sequência didática sobre a viagem de Wallace ao Brasil
Autor:
Rosa Andréa Lopes de Souza
Maria Elice Brzezinski Prestes
Assuntos:
BIOLOGIA
;
FILOGENIA
;
EXPEDIÇÕES CIENTÍFICAS -- AMAZÔNIA -- BRASIL
;
ENSINO MÉDIO
;
MOTIVAÇÃO
;
ENSINO E APRENDIZAGEM -- PROCESSOS
É parte de:
Filosofia e História da Biologia São Paulo v. 10, n. 2, p. 233-256, 2015
Notas:
Disponível em:
. Acesso em: 19 ago. 2016
Descrição:
Alfred Russel Wallace (1823-1913) realizou viagem naturalística ao Brasil entre os anos de 1848 e 1852, acompanhado em parte do período por Henry Walter Bates (1825-1892). Os dois naturalistas britânicos se dedica- ram ao estudo da variedade de animais e plantas da região amazônica e cole- ta de espécimes para análises posteriores na Inglaterra. Particularmente, os estudos de Wallace sobre as palmeiras amazônicas inspiraram a elaboração, validação, aplicação e avaliação de uma sequência didática a alunos do ensi- no médio de uma escola pública do município de São Paulo. A intervenção de ensino teve como objetivo principal trabalhar esse episódio histórico com os estudantes como ferramenta de motivação e facilitação do processo de ensino-aprendizagem de conteúdos científicos relacionados à taxonomia e filogenia. Neste artigo, são apresentados resultados de pesquisa do impacto da inserção desse episódio histórico sobre os componentes motivacionais e emocionais dos alunos ao longo das aulas, com dados coletados por meio da aplicação de dois questionários específicos validados pela literatura da área. A análise dos resultados mostrou que o episódio da história da biologia selecionado, a viagem de Wallace pela Amazônia e seus estudos sobre as palmeiras, surtiu efeitos positivos na promoção da emoção e motivação dos alunos para o estudo da classificação filogenética de plantas
Editor:
São Paulo
Data de criação/publicação:
2015
Formato:
p. 233-256.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
Acesso ao documento completo
E-mail do autor
E-mail do autor
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_FISICO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript