skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Objeto digital no ensino da avaliação clínica do pré-termo: a aprendizagem de estudantes

Del'Angelo, Natália

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto 2012-05-16

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Objeto digital no ensino da avaliação clínica do pré-termo: a aprendizagem de estudantes
  • Autor: Del'Angelo, Natália
  • Orientador: Fonseca, Luciana Mara Monti
  • Assuntos: Aprendizagem; Instrução Por Computador; Exame Físico; Enfermagem Neonatal; Prematuro; Infant; Computer-Assisted Instruction; Learning; Neonatal Nursing; Physical Examination; Premature
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O objeto digital de aprendizagem \"Semiotécnica e semiologia do recémnascido pré-termo\" apresenta gradativamente a complexidade e as especificidades do recém-nascido pré-termo. Para verificar o impacto deste objeto no processo ensinoaprendizagem, tem-se como objetivos deste estudo avaliar a aprendizagem cognitiva de estudantes sobre o tema, auxiliada pelo uso deste objeto digital de aprendizagem em comparação à aula regularmente oferecida e avaliar subjetivamente o objeto digital. Trata-se de um quase-experimento com grupo controle (n=10) e grupo experimental (n=12) formados por estudantes de Licenciatura em Enfermagem de uma universidade do interior paulista. A intervenção foi o acesso ao objeto digital durante toda a disciplina, complementando o curso regular. A coleta de dados foi executada por meio da caracterização dos sujeitos, pré e pós-teste e avaliação subjetiva sobre o aplicativo. Para análise dos dados utilizou-se estatística descritiva. O estudo demonstrou que não houve diferença significativa entre os grupos (p=0,127) através do teste Mann-Whitney, porém ao se considerar a comparação intra-grupos através do teste Wilcoxon, ambos obtiveram diferença significativa (p Controle= 0,008 e p Experimental= 0,025) demonstrando os efeitos da aprendizagem viabilizados pela disciplina. Quanto à avaliação qualitativa, os resultados foram muito satisfatórios, destacando que os alunos julgaram o objeto digital de aprendizagem positivamente em todos os aspectos avaliados através do instrumento de coleta de dados da avaliação subjetiva. Nota-se que mesmo não tendo sido encontrada diferença significativa entre os grupos, os estudantes que tiveram acesso à intervenção o avaliaram como um instrumento de aprendizagem muito bom, sugerindo que seu emprego na educação é importante do ponto de vista de inovação didática e motivador da aprendizagem. Recomenda-se outros estudos com a ampliação da amostra para verificação do impacto do uso do objeto digital de aprendizagem e de testes de retenção de aprendizagem em médio prazo.
  • DOI: 10.11606/D.22.2012.tde-06062012-155212
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2012-05-16
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.