skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Busca Geral
Or select another collection:
Search in:
Busca Geral
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
Tipo de recurso
criteria input
qualquer lugar do registro
no título
como autor
no assunto
Data de publicação
lsr01
lsr02
lsr03
lsr04
Orientador
Show Results with:
no título
Show Results with:
qualquer lugar do registro
no título
como autor
no assunto
Data de publicação
lsr01
lsr02
lsr03
lsr04
Orientador
Mostra resultados com:
criteria input
que contêm minhas palavras de busca
com a frase exata
começa com
Mostra resultados com:
Índice
criteria input
E
OU
NÃO
This feature requires javascript
Formação continuada de professores uma análise do conteúdo das reflexões segundo a lógica hipotético-dedutiva
Thais Cortellini Abrahão Anna Maria Pessoa de Carvalho
2004
Localização:
FE - Faculdade de Educação
(T 371.12 A159f )
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Formação continuada de professores uma análise do conteúdo das reflexões segundo a lógica hipotético-dedutiva
Autor:
Thais Cortellini Abrahão
Anna Maria Pessoa de Carvalho
Assuntos:
EDUCAÇÃO PERMANENTE
;
PRÁTICA DE ENSINO
;
CIÊNCIA (ESTUDO E ENSINO)
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
O presente trabalho insere-se na área de formação continuada de professores e destina-se ao estudo da reflexão dos mesmos em momentos significativos ocorridos em um curso de formação continuada por meio da observação e da análise de suas falas durante discussões encadeadas após a realização de atividades de conhecimento físico, propostas por Carvalho et al (1998). Nossa coleta de dados provém da gravação em vídeo das aulas do curso e de sua posterior transcrição. Escolhemos alguns momentos nos quais os professores-alunos discutem tais atividades contextualizando-as com seus ambientes escolares, tanto em relação à ciência quanto ao ensino. Baseado no trabalho de Zeichner e Liston (1985), que apontam como único indicador de reflexão do discurso factual o do tipo explicativo/hipotético, deste modo adotamos como instrumento de análise o pensamento hipotético-dedutivo, proposto por Lawson (2000, 2002), que ) se baseia no uso dos termos se, então e portanto (que revelam hipóteses, evidências e/ou teorias, e conclusão). Buscamos nas falas dos professores-alunos tal estrutura e a partir dela estudamos suas concepções de ciência, de ensino e de aprendizagem. Em nosso estudo pudemos observar pontos importantes como as mudanças nas concepções de ensino e aprendizagem, que tenderam a se desprender das idéias tradicionais, a partir da influência da constatação da inovação na prática de ensino do grupo de professores - há necessidade de evidências. Além desses pontos, ressaltamos
que tivemos dificuldade em explicitar a concepção de ciência dos professores desvinculada de suas visões de ensino de ciências, mas observamos que a reflexão é propiciada quando o curso possibilita a contextualização de seus objetos de estudo. Notamos ainda que ao longo das aulas do curso houve uma configuração de identidade de grupo e que os professores-alunos pensam cientificamente tanto os conteúdos científicos como os conteúdos educacionais
Data de criação/publicação:
2004
Formato:
232 p.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Resultado
1
Avançar
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO),scope:(USP_EBOOKS),scope:("PRIMO"),scope:(USP),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP_FISICO),primo_central_multiple_fe
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript