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A centralidade da comunicação na socialização de jovens: um estudo sobre mediação escolar

Ratier, Rodrigo Pelegrini

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2009-04-06

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A centralidade da comunicação na socialização de jovens: um estudo sobre mediação escolar
  • Autor: Ratier, Rodrigo Pelegrini
  • Orientador: Setton, Maria da Graca Jacintho
  • Assuntos: Educação Para A Comunicação; Socialização; Educomunicação; Mídia E Educação; Habitus; Mídia; Communication And Education; Media And Education; Media; Educommunication; Socialization
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Acervo
  • Descrição: Este trabalho pretende investigar a relação de jovens estudantes com a comunicação na contemporaneidade. A hipótese é que esses jovens estudantes, imersos no consumo dos meios de comunicação de massa e ao mesmo tempo possuidores de um discurso crítico em relação a eles, encontram na mídia um importante referencial para a construção de suas identidades. Nesse contexto, a mídia partilha com outras instituições socializadoras (família, escola e religião) a função de formação de ideias, valores e modelos de conduta, contribuindo para a produção de disposições de habitus na contemporaneidade. Para examinar a hipótese aqui proposta, concebi e ministrei um programa de comunicação e educação (Comunicar para Mudar o Mundo, ligado à ONG Repórter Brasil), durante o 2º semestre de 2007, para alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio da E.E. Ministro Costa Manso, no município de São Paulo. No decorrer do curso, concebido como instrumento para aproximação e compreensão do universo simbólico e cultural do grupo analisado, foram produzidos os materiais quantitativos e qualitativos em que se embasam os resultados apresentados questionários de práticas culturais, questionários de competências em relação à comunicação, diários de classe e produções escritas dos alunos. Também por meio do curso foi possível investigar a influência da escola como mediadora da relação entre os jovens e a mídia. A esse respeito, a hipótese é que a escola pode atuar como mediadora qualificada no sentido de formar jovens mais conhecedores, maduros, críticos, ativos, sociais e criativos em relação à comunicação. Argumento ainda que abordagem da comunicação em suas vertentes intrapessoal, interpessoal e midiática pode colaborar para que os jovens estabeleçam com a escola uma relação referenciada no saber.
  • DOI: 10.11606/D.48.2009.tde-15092009-151246
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2009-04-06
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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