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Drummond e as flores da resistência campos léxico-semânticos na criação poética em sala de aula

Katia Melo Elis de Almeida Cardoso Caretta

2019

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas    (https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-15062020-112611 )(Acessar)

  • Título:
    Drummond e as flores da resistência campos léxico-semânticos na criação poética em sala de aula
  • Autor: Katia Melo
  • Elis de Almeida Cardoso Caretta
  • Assuntos: Andrade, Carlos Drummond de 1902-1987; AUTOR (DIREITO PENAL); CAMPO LEXICAL; EDUCAÇÃO; ENSINO E APRENDIZAGEM; ESCRITA; LEITURA; LEXICOLOGIA; LÍNGUA PORTUGUESA; LITERATURA; POESIA; Autoria; Campos Léxico-Semânticos; Educação Pública; Ensino-Aprendizagem
  • Notas: Mestrado Profissionalizante
  • Descrição: Esta dissertação de mestrado apresenta uma proposta de intervenção pedagógica de leitura e escrita de textos poéticos, realizada com duas turmas de 8º ano do ensino fundamental de uma escola da rede estadual de São Paulo. Consideramos que o ensino de língua portuguesa requer muito mais do que apenas a alfabetização para leitura e escrita, mas sobretudo o letramento, ou seja, a apropriação da língua materna pelos estudantes, de modo que interajam socialmente nos diversificados meios e contextos. Percebemos que os exames padronizados da educação básica brasileira, os quais intentam diagnosticar e avaliar o desempenho dos alunos no país, têm apresentado resultados insatisfatórios e decrescentes quanto mais avançado o nível de escolarização. Com isso, entendemos que seja necessária uma mudança quanto ao papel do professor de língua portuguesa, visto ainda como transmissor de regras gramaticais e conceitos normativos, sendo imprescindível que transforme suas aulas de modo a atrair os estudantes e interagir com os pressupostos e a realidade deles. Propusemos rodas de leitura, discussões e escrita em sala de aula, a fim de que os alunos pudessem não apenas analisar os poemas da obra A Rosa do Povo, de Carlos Drummond de Andrade, selecionados de acordo com os campos léxico-semânticos do amor, morte, medo e sociedade; mas também que pudessem se tornar autores, criando coletivamente textos poéticos. Voltamos o processo de ensino-aprendizagem para o reconhecimento das experiências,
    valores e crenças dos estudantes, considerando os pressupostos individuais como basilares para a formação do leitor-autor crítico. Mostramos como se estrutura a autoria e a criação poética no processo de ensino-aprendizagem de língua materna através da análise dos campos léxico-semânticos das produções estudantis. Com a atividade proposta, pudemos valorizar a criticidade dos alunos em diálogo com a literatura. Por meio das escolhas lexicais e composição dos campos léxico-semânticos, os alunos puderam expressar sua subjetividade e percepção da sociedade
  • Data de criação/publicação: 2019
  • Formato: 214 p.
  • Idioma: Português

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