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Metodologias de ensino na educação à distância em ciência da saúde: formação lato sensu

Carlin, Daniele Soares

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem 2020-02-11

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Metodologias de ensino na educação à distância em ciência da saúde: formação lato sensu
  • Autor: Carlin, Daniele Soares
  • Orientador: Fernandes, Maria de Fatima Prado
  • Assuntos: Ciências Da Saúde; Curso De Especialização; Educação A Distância; Métodos De Ensino; E-Learning; Health Scienses; Specialization Classes; Teaching Method
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Introdução: Com o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação a maneira como as pessoas buscam conhecimento e se relacionam têm se modificado de forma rápida. Esse avanço trouxe novas ferramentas que permitiram a expansão dos cursos na modalidade de Educação a Distância EaD que viabiliza aos estudantes e profissionais de saúde, a possibilidade de se especializarem (lato sensu), quando um curso presencial não cabe em sua rotina, proporcionando um maior acesso à especialização, sobretudo no âmbito das ciências da saúde. As metodologias de ensino utilizadas no uso dessas ferramentas são essenciais para viabilizar a qualidade do processo de ensino aprendizagem. Objetivo: Identificar o papel das metodologias de ensino utilizadas em cursos lato sensu na modalidade EaD nas áreas das Ciências da Saúde no Brasil. Método: pesquisa qualitativa descritiva. Os sujeitos da pesquisa foram professores/coordenadores de cursos lato sensu nas áreas da saúde oferecidos na modalidade de EaD. Estes preencheram um formulário acerca das ferramentas e metodologias de ensino utilizadas nesses cursos e participaram de entrevista semiestruturada com questões norteadoras pertinentes ao tema. Para análise dos dados utilizou-se o método de análise de conteúdo sob os conceitos da teoria sócio- interacionista de Vygotsky Resultados: a análise dos dados resultou em quatro categorias pertinentes ao objeto de estudo. Reflexões acerca dos cursos oferecidos na modalidade EaD; Acesso aos cursos de especialização; O papel das Tecnologias de Informação e comunicação; e, com destaque para A importância das metodologias de ensino para os cursos lato sensu das áreas da saúde. Conclusões: A EaD traz uma nova realidade para a expansão e aprofundamento de conhecimento. Existe uma preocupação com a qualidade do ensino, direcionada a necessidade de atualização e adequação das metodologias aplicadas ao uso das ferramentas utilizadas nos cursos oferecidos nessa modalidade. A EaD proporciona a ampliação do acesso à qualificação dos profissionais pela maior adesão a essa modalidade de ensino, visando a melhoria da assistência de saúde para a população.
  • DOI: 10.11606/T.7.2020.tde-08042021-115101
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Data de criação/publicação: 2020-02-11
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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