skip to main content

Sobre o setor educativo nas instituições de arte: estudos de caso das 24ª e 33ª edições da Bienal de São Paulo

Fontana, Elaine Cristina De Carvalho

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Estética e História da Arte 2019-04-17

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Sobre o setor educativo nas instituições de arte: estudos de caso das 24ª e 33ª edições da Bienal de São Paulo
  • Autor: Fontana, Elaine Cristina De Carvalho
  • Orientador: Pallamin, Vera Maria
  • Assuntos: Práticas Educacionais Em Arte; Arte-Educação; Arteeducadores; Bienal De São Paulo; Prática Documentária; Mediação; Art Education; Mediation; Educational Practices In Art; Documentary Practice; Art Educators; São Paulo Biennial
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte - ECA/FAU/FFLCH
  • Descrição: Nesta dissertação, discuto as práticas realizadas nos programas educativos da Fundação Bienal de São Paulo, sobretudo em suas 24ª e 33ª edições. Enquanto a primeira está mais diretamente relacionada ao ensino da arte, tendo sido elaborada num contexto educacional que envolve a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases (1996), que forneceu parâmetros para o Ensino de Arte nas escolas brasileiras, a segunda apresenta uma proposta sem intenções voltadas ao ensino da arte, dirigida a exercícios de atenção frente a um objeto de arte qualquer. Na 33ª Bienal, o único aspecto ligado ao ensino relaciona-se à uma revisão histórica que problematiza as relações étnico-raciais no Brasil. Os dois primeiros capítulos são voltados para a caracterização histórica geral das práticas educativas, especialmente no que diz respeito à herança histórica advinda dos museus e à influência dos contextos políticos. Nos capítulos três e quatro, é feito um aprofundamento que evidencia essas heranças históricas e os modos de operar em cada uma das edições tratadas e também é apresentada a influência dos contextos políticos sobre as práticas educativas adotadas. No capítulo cinco é feito um reexame de práticas tradicionalmente empregadas por educadores que se voltam ao ensino da Arte. Essa reavaliação se dá por meio de pesquisas-ação, conduzidas em consonância com a proposta de práticas documentárias que procuram localizar o contexto e o ponto de vista daqueles que participam da ação, e não daquele que a conduz. Isso porque, no caso do ensino da arte, a ênfase recai, tradicionalmente, sobre o condutor da ação. A diversidade nos modos de operar em programas educativos demonstra que, apesar das heranças históricas vinculadas ao ensino da arte e às dinâmicas museológicas, a prática realizada por setores educativos e mediadores pode ser constantemente revisada, e uma prática documentária pode ajudar a localizar contingências em um contexto específico, histórico, político ou próprio do campo da arte.
  • DOI: 10.11606/D.93.2019.tde-16102019-165422
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Estética e História da Arte
  • Data de criação/publicação: 2019-04-17
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.