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Aplicação de um programa de decodificação fonológica em crianças de risco para dificuldades de leitura

Ariadnes Nobrega de Oliveira Nathane Sanches Marques Silva; Patrícia Abreu Pinheiro Crenitte; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (22. 2014 Joinville)

Anais Científicos São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2014

São Paulo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 2014

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  • Título:
    Aplicação de um programa de decodificação fonológica em crianças de risco para dificuldades de leitura
  • Autor: Ariadnes Nobrega de Oliveira
  • Nathane Sanches Marques Silva; Patrícia Abreu Pinheiro Crenitte; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (22. 2014 Joinville)
  • Assuntos: LINGUAGEM ESCRITA; CRIANÇAS; FONOAUDIOLOGIA; TRANSTORNOS DA LEITURA
  • É parte de: Anais Científicos São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2014
  • Notas: Disponível em: <http://sbfa.org.br/portal/anais2014/index.php>. Acesso em: 06 jan. 2015
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Introdução: A linguagem oral e as habilidades do processamento fonológico, consciência fonológica, memória fonológica e acesso rápido ao léxico, são prérequisitos para a aquisição da linguagem escrita. Dessa forma, crianças com dificuldades na aquisição e desenvolvimento da linguagem oral e/ou dificuldades em uma ou mais habilidades do processamento fonológico, podem ser consideradas como de risco para dificuldades de leitura, mesmo está criança estando, ainda, na idade préescolar. Objetivo: Aplicar um programa de intervenção de decodificação fonológica em crianças de risco para dificuldades de leitura. Métodos: O estudo só foi realizado após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisas da instituição de Origem. Participaram desse estudo 20 crianças de ambos os sexos, com idades de seis anos a sete anos e 11 meses. Tratase de uma pesquisa experimental, na qual o grupo experimental, de crianças de risco para dificuldade de leitura (formado por 10 crianças), foi submetido ao programa de intervenção de decodificação fonológica, para a comparação com o grupo controle de crianças de risco para dificuldade de leitura (formado por 10 crianças) não submetido ao programa. O programa de intervenção de decodificação fonológica foi elaborado pelas autoras sendo baseado no programa de intervenção utilizado por Rivers, Lombardino e Thompson (1996) e por Rivers e Lombardino (1998). O programa é composto de duas etapas, na etapa I, as crianças experimentais foram submetidas ao treinamento da relação letrasom/ grafemafonema, nesta etapa a intervenção foi realizada em grupo de 2 a 3 crianças; e na etapa II, as crianças do GE foram submetidas ao treinamento quanto à segmentação e transposição fonêmica ligada às habilidades de leitura, na etapa II a intervenção foi individual. Cada etapa do programa é composta por 12 sessões, totalizando 24 sessões. Para a
    avaliação do processamento fonológico, da leitura e da escrita foram utilizados os seguintes instrumentos: Prova de Consciência Fonológica – Perfil das Habilidades Fonológicas, Prova de Memória de Trabalho Fonológica Não Palavras e Dígitos, Subteste de Velocidade de Processamento, Subteste de Escrita do Alfabeto em Sequencia, Subteste de Escrita Sob Ditado, Subteste de Leitura de Palavras e de Leitura de Pseudopalavras do Teste de Desempenho CognitivoLinguístico – versão individual. Resultados: As crianças de risco para dificuldade de leitura, submetidas ao programa de intervenção de decodificação fonológica, demonstraram melhora estatisticamente significativa do desempenho das habilidades de: consciência fonológica (p=0,00); memória de trabalho fonológica para não palavras (p=0,01); memória de trabalho fonológica para dígitos na ordem direta (p=0,04); acesso rápido ao léxico para a nomeação de números (p=0,03); escrita do alfabeto em sequencia (p=0,00); escrita sob ditado de palavras e pseudopalavras; leitura de palavras e pseudopalavras (p=0,01). Enquanto que a crianças de risco para dificuldade de leitura, não submetidas ao programa não demonstraram melhora significativa em nenhuma das habilidades testadas. Conclusão: As crianças de risco para dificuldade de leitura submetidas ao programa apresentaram melhoras significativas nas habilidades do processamento fonológico e nas habilidades de leitura e escrita.
  • Editor: São Paulo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
  • Data de criação/publicação: 2014
  • Formato: p. 5946.
  • Idioma: Português

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