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Informação visual de criança com hipótese de dislexia por meio do Eye-Tracker

Isabella de Luca Tiago Penedo; Patrícia Abreu Pinheiro Crenitte; COFAB - Congresso Fonoaudiológico de Bauru "Prof.ª Dr.ª Giédre Berretin-Felix" (26. 2019 Bauru)

Anais Bauru 2019

Bauru 2019

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  • Título:
    Informação visual de criança com hipótese de dislexia por meio do Eye-Tracker
  • Autor: Isabella de Luca
  • Tiago Penedo; Patrícia Abreu Pinheiro Crenitte; COFAB - Congresso Fonoaudiológico de Bauru "Prof.ª Dr.ª Giédre Berretin-Felix" (26. 2019 Bauru)
  • Assuntos: FONOTERAPIA; TRANSTORNOS DA LEITURA; DISLEXIA -- DIAGNÓSTICO -- TERAPIA
  • É parte de: Anais Bauru 2019
  • Notas: Disponível em: https://cofab.fob.usp.br/wp-content/uploads/sites/872/dlm_uploads/2021/03/26-Anais-XXVI-COFAB-2019.pdf. Acesso em: 30 ago. 2021
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Objetivos: Apresentar os dados encontrados do movimento dos olhos durante a leitura de uma criança com hipótese de Dislexia. Relato de Caso: Paciente A.R.C.A., sexo feminino, 10 anos. A paciente iniciou fonoterapia na Clínica de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP) em 2017, então com 8 anos. A mãe relatou que a filha acompanhava o conteúdo escolar, mas tinha muita dificuldade de leitura e escrita. Segundo a entrevista fonoaudiológica, a paciente apresentava atraso no desenvolvimento da linguagem, observado por sua professora, que sugeriu acompanhamento fonoaudiológico. Aos 6 anos, iniciou-se tratamento fonoaudiológico voltado à linguagem oral. Eliminaram-se os processos fonológicos. Entretanto, a paciente passou a apresentar desatenção e consequente dificuldade escolar. Primeiro, realizou-se avaliação com instrumentos que possibilitassem análise das habilidades de memória, acesso ao léxico, consciência fonológica, discriminação auditiva, produção textual, ortografia, fluência e compreensão leitora. Dentre as dificuldades, destacou-se a fluência e compreensão de leitura. A via fonológica predominou, necessitando de ajuda na leitura. Desde 2017, a paciente é submetida à intervenção fonoaudiológica, enfocando-se o treino das habilidades que norteiam a leitura e a escrita. Em 2019, após reavaliação, os resultados não sugeriram evolução. Para compreender as manifestações visuais, realizou-se avaliação pelo Eye-Tracker, instrumento que verifica o comportamento do movimento ocular. A paciente foi submetida à leitura de dois textos, em silêncio e oralmente, verificando-se a compreensão posteriormente. Resultados: Por meio do Eye-Tracker, na leitura oral, observou-se inúmeras fixações e movimentos sacádicos, mesmo em palavras frequentes. Por vezes a paciente lia uma palavra diferente da escrita, comprometendo a compreensão do texto
    O tempo de duração da leitura silenciosa foi consideravelmente menor, comparada à leitura oral. Questionada sobre o texto, não soube responder. Conclusão: Com base nos achados, destaca-se a importância de uma terapia fonoaudiológica voltada ao processamento visual em casos de Dislexia ou com hipótese de Dislexia
  • Editor: Bauru
  • Data de criação/publicação: 2019
  • Formato: p. 77-78.
  • Idioma: Português

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