skip to main content

Estratégias da direção: processos de realização em longas metragens brasileiros contemporâneos

Müller, Marcelo Rodrigo Mingoti

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2010-11-10

Acesso online

  • Título:
    Estratégias da direção: processos de realização em longas metragens brasileiros contemporâneos
  • Autor: Müller, Marcelo Rodrigo Mingoti
  • Orientador: Franco, Marilia da Silva
  • Assuntos: Processos Criativos; Longa-Metragem; Diretores Brasileiros; Direção Cinematográfica; Cinema Brasileiro; Creative Processes; Feature Film; Film Direction; Brazilian Film Directors; Brazilian Cinema
  • Descrição: Esta pesquisa procura entender o trabalho do diretor cinematográfico brasileiro contemporâneo a partir da reconstrução do processo criativo de cinco longas-metragens realizados nos últimos anos e a compreensão das estratégias escolhidas pelos diretores para construir sua obra. Os filmes observados são: Antônia\" (Tata Amaral, 2006), Cama de Gato (Alexandre Stockler, 2002), O Magnata (Johnny Araujo, 2007), A Via Láctea (Lina Chamie, 2007) e Estômago (Marcos Jorge, 2007). Além disso, observamos também uma diária de filmagem de Amanhã Nunca Mais (Tadeu Jungle, em finalização) e o processo de realização do curta-metragem Gris (Iana Cossoy Paro, 2005), realizado em uma estrutura acadêmica controlada. É um estudo de Comunicação que considera o diretor como um agente que se relaciona com um processo que se desenvolve no espaço e no tempo, sofrendo influências de diversas origens: das questões sociais que detecta como de seu interesse na geração do projeto às condições materiais que consegue reunir para sua produção, passando por uma série de decisões sobre os seus métodos de trabalho para a construção da obra pretendida. Metodologicamente, optamos por utilizar-nos de instrumentos da Crítica do Processo, desenvolvidos por Cecília Salles (2006), para ler as obras como a construção no tempo de uma rede em movimento. Esse deslocamento libertou o trabalho da necessidade de centrar seus esforços sobre o filme terminado, como referência principal para análise da obra, propondo uma nova maneira de estudar a realização.
  • DOI: 10.11606/D.27.2010.tde-17112010-132218
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2010-11-10
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.