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A cor no desenho industrial fundamentos para o projeto cromático de produtos

Carla Patrícia de Araújo Pereira João Bezerra de Menezes

2000

Localização: FAU - Fac. Arquitetura e Urbanismo    (745.2 P426c ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    A cor no desenho industrial fundamentos para o projeto cromático de produtos
  • Autor: Carla Patrícia de Araújo Pereira
  • João Bezerra de Menezes
  • Assuntos: DESENHO INDUSTRIAL; COR (TEORIA)
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
    Dissertação (Mestrado) -- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo
  • Descrição: Considerando que no desenho industrial a escolha de cores deve ser objetivo, consciente, e não apenas baseada na sensibilidade ou criatividade, este estudo procura fundamentar o uso da cor no desenho-de-produto, a partir de aspectos físicos, fisiológicos, psicológicos e culturais da cor. Inicialmente, a realidade física da cor é considerada: como as características da luz contribuem para a sensação cromática e como a luz é modificada pelos objetos. Em seguida, a cor é estudada não mais como estímulo físico, mas como resposta fisiológica e psíquica provocada no observador por esse estímulo, sendo identificados os fatores que interferem na sensação e percepção cromáticas. A cor é então abordada como fenômeno cultural, identificando-se significados atribuídos às cores a partir de usos no cotidiano e em objetos, e observando-se como tais significações evoluem ao longo do tempo e como se diferenciam de uma cultura para outra. Numa segunda parte, este trabalho analisa o papel da cor como elemento da configuração de produtos. Por intermédio de uma abordagem histórica, procura-se trazer à luz algumas particularidades do uso de cores no desenho de objetos ao longo do século XX, observando-se empresas, grupos de objetos, conceitos estéticos e Fatores econômicos ou tecnológicos que influenciaram no uso de cores. Em seguida, comentam-se estratégias de uso da cor em objetos, relações entre a cor do objeto e a cor do ambiente, e o papel da cor em funções
    práticas, estéticas e simbólicas de produtos. Finalizando, conclui-se que o projeto cromático de objetos deve observar os contextos ambiental e de mercado, as funções do objeto, e deve avaliar o impacto que as soluções cromáticas terão no ambiente visual e os efeitos que suas percepções podem causar nas pessoas
  • Data de criação/publicação: 2000
  • Formato: 183 p.
  • Idioma: Português

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