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Análise da dinâmica das matrículas no ensino médio na rede estadual de educação de são paulo (2017-2018)

Eduardo Donizeti Girotto Felipe Garcia Passos; Isabel Furlan Jorge; Victor Augusto Guerra Cardoso

Currículo sem Fronteiras Braga v. 22, e1753, [1-32], 2022

Braga 2022

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas    (Disponível apenas online )(Acessar)

  • Título:
    Análise da dinâmica das matrículas no ensino médio na rede estadual de educação de são paulo (2017-2018)
  • Autor: Eduardo Donizeti Girotto
  • Felipe Garcia Passos; Isabel Furlan Jorge; Victor Augusto Guerra Cardoso
  • Assuntos: ENSINO MÉDIO -- SÃO PAULO (SP); ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO -- SÃO PAULO (SP); MATRÍCULA ESCOLAR -- SÃO PAULO (SP)
  • É parte de: Currículo sem Fronteiras Braga v. 22, e1753, [1-32], 2022
  • Notas: Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/artigos.htm. Acesso em: 31 ago. 2023
  • Descrição: Neste artigo, apresentamos e discutimos a dinâmica das matrículas do ensino médio na rede estadual de educação de São Paulo entre 2007 e 2018 com o objetivo de entender as intencionalidades da lógica de gestão adotada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP) no período e suas implicações sobre a organização das matrículas nesta etapa da educação básica. Para tanto, apresentamos um conjunto de dados sobre as matrículas do Ensino Médio na rede estadual, buscando articulá-los às legislações, programas e projetos adotados pela SEE-SP no mesmo período. Entre os resultados da pesquisa, é possível verificar que, no período, tivemos diminuição das matrículas no ensino médio na rede estadual paulista, principalmente no período noturno e que tal dinâmica de matrícula não tem sua origem apenas em processos demográficos, mas na adoção de uma lógica de gestão de política educacional na rede estadual de São Paulo baseado nos princípios da Nova Gestão Pública, com foco na gestão por e para resultados. Por fim, evidencia-se que a opção por tal lógica de política educacional na rede estadual de São Paulo distancia o estado da garantia da universali zação do acesso ao ensino médio, ampliando as desigualdades escolares no território paulista
  • Editor: Braga
  • Data de criação/publicação: 2022
  • Formato: e1753, [1-32].
  • Idioma: Português

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