skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Grupo de psicoeducação no transtorno afetivo bipolar reflexão sobre o modo asilar e o modo psicossocial

Sarita Lopes Menezes Maria Conceição Bernardo de Mello e Souza

Revista da Escola de Enfermagem da USP São Paulo v. 45, n. 4, p. 996-1001, 2011

São Paulo 2011

Localização: EERP - Esc. Enfermagem Ribeirão Preto    (pcd 2240461 Estantes Deslizantes )(Acessar)

  • Título:
    Grupo de psicoeducação no transtorno afetivo bipolar reflexão sobre o modo asilar e o modo psicossocial
  • Autor: Sarita Lopes Menezes
  • Maria Conceição Bernardo de Mello e Souza
  • Assuntos: TRANSTORNO BIPOLAR; ENFERMAGEM PSIQUIÁTRICA; EDUCAÇÃO EM SAÚDE; SAÚDE MENTAL; TERAPÊUTICA
  • É parte de: Revista da Escola de Enfermagem da USP São Paulo v. 45, n. 4, p. 996-1001, 2011
  • Descrição: O Transtorno Afetivo Bipolar (TAB), conhecido por sua cronicidade, complexidade e altos índices de morbidade e mortalidade, é uma das principais causas de incapacitação no mundo. Há evidências crescentes de que seu curso pode ser modificado por abordagens psicoterápicas como a psicoeducação, que promove o aumento do funcionamento social e ocupacional, bem como da capacidade de manejarem situações estressantes. Trata-se de um relato de experiência sobre um grupo de psicoeducação para familiares e portadores de TAB, sendo esse pautado pela reflexão dos componentes do paradigma das práticas em saúde mental. A reflexão sobre os modos asilar e psicossocial quanto às concepções de objeto e modo de trabalho, possibilitou situar o grupo no modo psicossocial, pois o conhecimento e a vivência experimentados favorecem a autonomia dos sujeitos, que têm maiores chances de se posicionarem frente às dificuldades que lhes sobrevêm na sua existência-sofrimento
    El Transtorno Afectivo Bipolar (TAB), conocido por su cronicidad, complejidad y altos índices de mortalidad y morbilidad, es una de las principales causas de incapacidad en el mundo. Existen evidencias crecientes de que puede modificarse su curso con abordajes psicoterapéuticos, como la psicoeducación, que promueve el aumento del funcionamiento social y ocupacional, así como de la capacidad de manejar situaciones estresantes. Se trata de un relato de experiencia sobre un grupo de psicoeducación para familiares y pacientes de TAB, pautado en la reflexión de los componentes paradigmáticos de las prácticas de salud mental. La reflexión entre los modelos asilares y psicosociales referidas a las concepciones del objeto y modalidad de trabajo posibilitó situar el grupo en el modelo psicosocial, pues el conocimiento y la vivencia experimentados favorecen la autonomía del sujeto, que tiene mayores chances de posicionarse frente a las dificultades que devienen de su existencia y sufrimiento
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2011
  • Formato: p. 996-1001.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.