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A influência da configuração do trato vocal na sonoridade da flauta

Coelho, Fabiana Moura

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2014-05-09

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A influência da configuração do trato vocal na sonoridade da flauta
  • Autor: Coelho, Fabiana Moura
  • Orientador: Iazzetta, Fernando Henrique de Oliveira
  • Assuntos: Sonoridade; Acústica; Flauta; Trato Vocal; Sonologia; Timbre; Sonority; Acoustics; Sonology; Flute; Vocal Tract
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Acompanha CD-R - t788.51 C672i (corrigida) (anexo)
  • Descrição: O presente trabalho busca demonstrar de forma objetiva a influência das diferentes configurações de trato vocal na sonoridade da flauta. As alterações ocorridas na sonoridade do instrumento são, em geral, percebidas empiricamente pelos músicos a partir de imagens mentais acerca da configuração de seu trato vocal. Todavia, não há, entre os flautistas, uma visão mais clara e objetiva dos fenômenos ocorridos para que as alterações de timbre se viabilizem. Isso se deve, em grande parte, ao considerável número de variáveis envolvidas, como o ângulo de incidência do jato de ar no orifício do instrumento, movimentos de mandíbula, pressão do jato, entre outros. Considerando-se que as alterações de timbre são elemento essencial da interpretação musical e compõem não apenas o vocabulário técnico do instrumentista, mas, sobretudo, seu vocabulário criativo e sua sensibilidade musical, foi realizado um experimento que procurou mostrar com maior objetividade o papel do trato vocal nas alterações de timbre da flauta. O experimento consistiu em um aparato composto por um fonte de ar, um tanque/pulmão, modelos de trato vocal, embocadura artificial e o instrumento. Os resultados foram gravados e, posteriormente, analisados e comparados às medidas de impedância dos protótipos de trato vocal construídos para o experimento. Foram também realizadas entrevistas qualitativas com flautistas profissionais e professores com larga experiência na execução e no ensino do instrumento, que agregaram elementos à análise. A partir desses elementos, foram constatadas evidências contundentes de que as diferentes configurações do trato vocal são capazes de modificar a sonoridade da flauta.
  • DOI: 10.11606/T.27.2014.tde-05112014-092753
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2014-05-09
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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