skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

A escola da infância narrada na juventude por ex-alunos do Centro de Atividades Comunitárias de São João de Meriti (CAC)

Rosa, Maria Da Conceição De Carvalho

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2011-08-29

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A escola da infância narrada na juventude por ex-alunos do Centro de Atividades Comunitárias de São João de Meriti (CAC)
  • Autor: Rosa, Maria Da Conceição De Carvalho
  • Orientador: Moraes, Teresa Cristina Rebolho Rego de
  • Assuntos: Cultura Escolar; Narrativas E Singularidades; Movimentos Sociais; Leitura; Jovens; Educação; Prática Pedagógica; Social Activism; School Culture; Reading; Pedagogical Practice; Narrative And Singularity; Education; Youths
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta pesquisa investigou o significado da experiência de escolaridade na infância e as marcas deixadas pela escola do Centro de Atividades Comunitárias de São João de Meriti (CAC) a partir das narrativas de ex-alunos na juventude, visando também a examinar se a leitura e a escrita permaneceram como atos presentes e constantes na vida destes alunos após a sua saída da escola, assim como os indícios das práticas pedagógicas ali desenvolvidas que se tornaram significativas para estes jovens. O CAC é uma instituição de utilidade pública e filantrópica, , fundado em 1987, a partir de anseios dos movimentos populares na região da Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro. Este estudo se baseou numa metodologia qualitativa que teve como principais instrumentos a entrevista e a análise de documentos. Foram entrevistados oito jovens entre 16 e 25 anos, que frequentaram a escola do CAC de dois a oito anos letivos, de 1989 a 1999. Baseando-se na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento psicológico humano proposto por Vygotsky, a pesquisa se fundamentou na contribuição teórica de diversos outros autores como Bernard Charlot, Bernard Lahire, Jerome Bruner e Paulo Freire. No processo de análise do objeto de estudo, foi possível identificar a forte dinâmica de interação nas relações sociais, marcada pela afetividade, em que se destacou o relacionamento com o professor, o fazer no coletivo e a intensa presença das leituras compartilhadas, tanto na sala de aula como na biblioteca, extrapolando o ambiente escolar. Os indícios da prática pedagógica se tornaram visíveis no detalhamento destas relações como grandes marcas da escolaridade, tais como: as parcerias estabelecidas para aprender, a importância da ampliação do universo cultural, o desenvolvimento de valores ético-morais delineados nas situações vivenciadas, o tipo de relacionamento estabelecido com as famílias dos alunos, a presença das brincadeiras, a constituição e a valorização do coletivo, a intensa relação com a leitura e as situações de aprendizagem organizadas sem descaracterizar os conhecimentos em seu uso social real. Os ex-alunos demonstraram possuir um modelo de escola. Os depoimentos sobre o significado da escolarização no CAC forneceram um conjunto de pistas que apontaram o tipo de cultura escolar que se constituía na instituição. Como uma comunidade de aprendizes, nas narrativas das experiências vivenciadas, os jovens pareciam se colocar como participantes da construção coletiva de uma obra, com a qual todos se sentiam comprometidos, que conferia orgulho, identidade e uma sensação de pertencimento, em que estavam imersos e, ao mesmo tempo, produzindo uma determinada cultura escolar. Foram encontradas evidências de que todos, em maior ou menor intensidade, mantiveram o hábito e o prazer de ler, enquanto que a prática da escrita, para alguns, pareceu não ter permanecido.
  • DOI: 10.11606/T.48.2011.tde-06122011-103109
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2011-08-29
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.