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Estudo e definição de uma linha de produtos de software para o desenvolvimento de aplicações educacionais móveis

Falvo Júnior, Venilton

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação 2015-04-07

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Estudo e definição de uma linha de produtos de software para o desenvolvimento de aplicações educacionais móveis
  • Autor: Falvo Júnior, Venilton
  • Orientador: Barbosa, Ellen Francine
  • Assuntos: Aprendizagem Móvel; Avaliação Experimental; Gerenciamento De Variabilidades; Linha De Produtos De Software; Soa; Software Product Lines; Mobile Learning; Experimental Evaluation; Variabilities Management
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A popularização dos dispositivos móveis em todas as camadas sociais tem motivado o desenvolvimento de aplicações educacionais móveis, denominadas aplicações de m-learning. Neste cenário, as aplicações existentes, mesmo possuindo diversos benefícios e facilidades no que diz respeito ao ensino e aprendizagem, apresentam problemas e desafios relacionados, sobretudo no que se refere ao desenvolvimento, reuso e padronização arquitetural. Por outro lado, na vertente do reúso de software, percebe-se uma crescente adoção do conceito de Linha de Produtos de Software (LPS). Esse paradigma possibilita às organizações explorar as similaridades e variabilidades de seus produtos, aumentando a reutilização de artefatos e, como consequência, diminuindo custos e tempo de desenvolvimento. Neste trabalho é apresentada uma LPS voltada ao domínio das aplicações de m-learning, denominada M-SPLearning. A proposição da M-SPLearning envolveu desde o estudo inicial para a obtenção de uma análise de domínio efetiva, até a implementação dos componentes previamente analisados. A LPS concebida teve seus respectivos produtos avaliados experimentalmente no cenário industrial, fornecendo evidências de que sua utilização pode acelerar o time-to-market de produtos de m-learning, com um número reduzido de defeitos.
  • DOI: 10.11606/D.55.2015.tde-27112015-090120
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
  • Data de criação/publicação: 2015-04-07
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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