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A cinematografia de Serguei Eisenstein: imagem, som e sentido em Aleksandr Niévski

Pereira, Erivoneide Marlene De Barros

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2014-10-09

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A cinematografia de Serguei Eisenstein: imagem, som e sentido em Aleksandr Niévski
  • Autor: Pereira, Erivoneide Marlene De Barros
  • Orientador: Ruesch, Arlete Orlando Cavaliere
  • Assuntos: Linguagem Poética; Aleksandr Niévski; Cinema Russo-Soviético; Serguei Eisenstein; Linguagem Cinematográfica; Realismo Socialista; Sergei Eisenstein; Poetic Language; Cinematic Language; Socialist Realism
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Propõe-se, nesta dissertação, identificar e analisar elementos da cinematografia do cineasta russo (soviético) Serguei M. Eisenstein que seriam fundamentais para a construção do filme como um texto artístico. Selecionou-se, como objeto de análise, o longa-metragem lançado em 1938, Aleksandr Niévski. Examina-se, ao longo da análise, elementos como a construção de personagem, o desenvolvimento do tema, o enquadramento, o som e a mise-en-scène. Parte-se da hipótese de que o filme, sendo um texto artístico, ainda que a sua produção esteja enraizada nas diretrizes do Realismo Socialista, não se limita a transmitir uma realidade restrita, antes o artista amplia as possibilidades significativas do material criativo de que dispõe resultando em um texto que transpõe seu limite espacial e temporal. Dentro dessa perspectiva, objetiva-se identificar os elementos da linguagem cinematográfica, (enquadramentos, mise-èn-scene, montagem etc) que foram explorados ao longo do filme, e analisar como esses aspectos são articulados na construção do tema da obra: o patriotismo. Para embasar o estudo proposto, dividiu-se, de modo geral, o campo teórico em duas vertentes: primeiramente, para a concepção do filme como um texto artístico, valemo-nos do conceito de obra de arte como um texto artístico, desenvolvido pelo teórico russo Iuri Lotman, e da concepção de linguagem poética discutida por Roman Jakobson; já para a análise dos elementos da linguagem artística cinematográfica, privilegiaram-se os textos teóricos de Serguei Eisenstein, assim como os estudos desenvolvidos por David Bordwell e Jean Mitry. Por fim, como metodologia de análise, buscou-se observar e analisar o período histórico vivido pelo cineasta no momento da produção do filme, o Realismo Socialista, e as referências históricas da personagem central que norteiam as escolhas artísticas. Posteriormente, verifica-se, por meio da análise dos elementos da linguagem cinematográfica, como o filme, enquanto um texto artístico, é portador de uma riqueza de sentido advinda da articulação dos elementos cinematográficos, favorecendo a construção de uma unidade temática: o patriotismo
  • DOI: 10.11606/D.8.2014.tde-20022015-151453
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2014-10-09
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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