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Os sentidos da avaliação do desempenho do estudante em um currículo por competência

Braccialli, Luzmarina Aparecida Doretto

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem 2009-12-17

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Os sentidos da avaliação do desempenho do estudante em um currículo por competência
  • Autor: Braccialli, Luzmarina Aparecida Doretto
  • Orientador: Oliveira, Maria Amélia de Campos
  • Assuntos: Avaliação Educacional; Educação Médica; Educação Em Enfermagem; Educação Baseada Em Competências; Currículo; Curriculum; Competency-Based Education; Educational Evaluation; Medical Education; Nursing Education
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O propósito deste trabalho foi analisar o processo de avaliação da aprendizagem do estudante em um currículo integrado, orientado por competência, nos Cursos de Graduação em Enfermagem e Medicina da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA). Essa análise incide particularmente sobre o Exercício de Avaliação da Prática Profissional (EAPP), em que a avaliação do desempenho do estudante recai sobre aspectos cognitivos, habilidades e atitudes. Realizou-se uma pesquisa qualitativa com os objetivos de descrever o processo avaliativo do EAPP na área do cuidado individual nas diferentes séries dos Cursos de Enfermagem e Medicina da FAMEMA; analisar a avaliação do desempenho do estudante, cotejando-a com o currículo prescrito e o apresentado aos professores e analisar as tendências convergentes e divergentes em relação aos sentidos do processo avaliativo encontrados no currículo prescrito, no currículo apresentado apresentados aos professores e nos currículos moldado e em ação pelos professores. Foram analisados 694 registros dos formatos de avaliação dos Cursos de Enfermagem e Medicina e realizadas 16 observações dos EAPPs, filmadas e transcritas. Procedeu-se ainda à análise documental dos projetos e manuais da FAMEMA, que foram submetidos ao Método de Interpretação dos Sentidos, que se baseia em princípios hermenêutico-dialéticos. O EAPP revelou-se uma estratégia que reforça a potencialidade da avaliação. Entretanto, exige de professores e estudantes um movimento de ruptura com o paradigma de origem no que toca a avaliação. Pôde-se constatar ainda a presença de diferentes concepções de avaliação, desde a mais tradicional, até a mais crítica, reflexiva, negociada, comprometida com a aprendizagem e com a prática profissional. A avaliação expressa no EAPP que a avaliação vivida nem sempre é a expressão daquela proposta no currículo prescrito e no apresentado aos professores: ora apresenta-se vinculada ao referencial condutivista, ora ao construtivista de competência. Constatou-se, portanto, a necessidade de construir uma reflexão coletiva sobre as práticas pedagógicas, em especial as práticas de avaliação, por meio de um processo de sucessivas aproximações, que permita à comunidade acadêmica da FAMEMA reconstruir e repensar as formas de organização do trabalho docente, com ênfase no processo avaliativo. Para isso, será necessário promover uma aliança de fato entre os Cursos de Enfermagem e Medicina em que os Projetos Político-Pedagógicos dos cursos expressem o referencial de educação e de avaliação dialógica adotados. Será necessário ainda promover a reconstrução dos formatos de avaliação do desempenho do estudante e a ação do professor no EAPP
  • DOI: 10.11606/T.7.2009.tde-11012010-125546
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Data de criação/publicação: 2009-12-17
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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