skip to main content

THE ANALYTIC NETWORK PROCESS FOR IDENTIFYING THE POTENTIAL SUB-SECTORS OF CREATIVE INDUSTRY: EMPIRICAL FINDING FROM SEMARANG, INDONESIA

Handayani, Naniek Utami ; Sari, Diana Puspita ; Ulkhaq, M Mujiya ; Fitriani, Risa A C

RGSA : Revista de Gestão Social e Ambiental, 2024-09, Vol.18 (3), p.1-19 [Revista revisada por pares]

São Paulo: Centro Universitário da FEI, Revista RGSA

Texto completo disponible

Citas Citado por
  • Título:
    THE ANALYTIC NETWORK PROCESS FOR IDENTIFYING THE POTENTIAL SUB-SECTORS OF CREATIVE INDUSTRY: EMPIRICAL FINDING FROM SEMARANG, INDONESIA
  • Autor: Handayani, Naniek Utami ; Sari, Diana Puspita ; Ulkhaq, M Mujiya ; Fitriani, Risa A C
  • Materias: Animation ; Broadcasting ; Case studies ; Cities ; Consistency ; Cooperation ; Creative industries ; Creativity ; Criteria ; Cultural capital ; Decision analysis ; Decision making ; Design ; Design specifications ; Economic development ; Economic growth ; Economics ; Empirical analysis ; Fashion ; Fine arts ; GDP ; Gross Domestic Product ; Industry ; Innovations ; Interior design ; Local government ; Performing arts ; Photographic developers ; Photography ; Product design ; Radio broadcasting ; Sustainable development ; Technology ; Television ; Tourism ; Value ; Visual communication ; Weight
  • Es parte de: RGSA : Revista de Gestão Social e Ambiental, 2024-09, Vol.18 (3), p.1-19
  • Descripción: Objetivo: O objetivo do presente estudo é identificar o subsetor mais potencial da industria criativa em Semarang, Indonesia. Estrutura teórica: Considera-se que a industria criativa promove o desenvolvimento humano ao mesmo tempo em que promove o crescimento económico. Ela mantém e protege o patrimonio cultural e histórico, estimula a criatividade individual e das comunidades, além de melhorar o capital cultural. Embora a classificaçao do setor criativo seja bastante difundida, o Ministerio do Turismo da Indonesia classificou o setor criativo em 16 subsetores, a saber: (1) publicidade, (2) desenvolvedores de aplicativos e jogos, (3) arquitetura, (4) artesanato, (5) moda, (6) filme, animaçao e vídeo, (7) artes plásticas, (8) gastronomia/culinária, (9) design de interiores, (10) música, (11) artes cónicas, (12) fotografia, (13) design de produto, (14) publicaçao, (15) TV e rádio (transmissào) e (16) design de comunicaçâo visual. Metodologia: О processo de rede analítica (ANP) é usado para identificar o subsetor mais potencial do setor criativo. Um estudo de caso é realizado em Semarang, capital da provincia de Java Central, na Indonesia. Há quatro criterios a serem considerados, ou seja, indicadores económicos, tecnológicos, sočiais e culturáis. Os dados sao coletados de entrevistas aprofundadas com especialistas no campo do setor criativo. Resultados e conclusőes: De acordo com os quatro criterios, revela-se que o indicador social tem o maior peso entre os demais, com valor de 0,338. Em seguida, o subsetor de moda é considerado o subsetor mais potencial da industria criativa em Semarang, com peso de 0,428. Uma verificaçao de consistencia também é realizada para testar se as respostas dos especialistas sao contraditórias ou nao. O resultado mostra que o valor do índice de consistencia é 0,049 ou menor que 0,1, indicando consistencia. Implicaçöes da pesquisa: Os resultados deste estudo podem fornecer ao governo local percepçôes valiosas para priorizar o subsetor com maior potencial a ser desenvolvido para tornar Semarang uma cidade criativa. Originalidade/valor: A tomada de decisóes é de vital importancia, pois pode ajudar a administraçao a tomar boas decisóes.
  • Editor: São Paulo: Centro Universitário da FEI, Revista RGSA
  • Idioma: Inglés

Buscando en bases de datos remotas, por favor espere

  • Buscando por
  • enscope:(USP_VIDEOS),scope:("PRIMO"),scope:(USP_FISICO),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP),scope:(USP_EBOOKS),scope:(USP_PRODUCAO),primo_central_multiple_fe
  • Mostrar lo que tiene hasta ahora