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Os efeitos do programa de treino parental comportamental Helping the Noncompliant Child sobre os comportamentos das crianças pré-escolares diagnosticadas com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade

Dalmaso, Bianca Batista

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina 2022-10-20

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Os efeitos do programa de treino parental comportamental Helping the Noncompliant Child sobre os comportamentos das crianças pré-escolares diagnosticadas com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
  • Autor: Dalmaso, Bianca Batista
  • Orientador: Polanczyk, Guilherme Vanoni
  • Assuntos: Treinamento Parental Comportamental; Transtorno Do Déficit De Atenção Com Hiperatividade; Habilidades Parentais; Observação Estruturada; Pré-Escolar; Structured Observation; Parenting Skills; Child Preschool; Behavioral Parenting Training; Attention Deficit Disorder With Hyperactivity
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado pela capacidade atencional reduzida, impulsividade e agitação motora fora do esperado para a idade, sendo atualmente uma das condições médicas mais bem estudadas. As diretrizes clínicas sugerem que a abordagem terapêutica de primeira linha para as crianças pré-escolares são os treinos parentais comportamentais, intervenções em formato educacional e instrucional para os pais. O treino parental comportamental Helping the Noncompliant Child (HNC) é um programa estruturado baseado nos princípios da análise do comportamento com eficácia na redução dos comportamentos externalizantes em crianças de 3 a 8 anos, ensinando novas comportamentos aos pais para manejo comportamental da criança pré-escolar com comportamentos disruptivos e disfuncionais, a fim de melhorar a relação pais-criança e minimizar esses comportamentos, por meio do Jogo da Criança (JC) e Jogo dos Pais (JP). O objetivo desta pesquisa foi de avaliar, através da observação estruturada e da escala SNAP-IV, os efeitos do treino parental comportamental HNC sobre a mudança de comportamento de obediência e sintomas de TDAH das crianças pré-escolares. As crianças foram randomizadas para dois grupos: treino parental comportamental HNC com placebo e treino parental comportamental sham com placebo. Ao comparar os grupos em relação a diferença do escore da escala SNAP-IV, foi possível verificar que os sintomas de desatenção (F=1,7; p=0,19) e hiperatividade (F=0,5; p=0,48) não apresentaram mudanças estatisticamente significativas, com excesso dos sintomas de oposição no grupo HNC (F = 2,8; p = 0,098). No JC, é possível observar o efeito de interação significativa na Obediência das crianças (F=3,9; p= 0,049) no grupo HNC, não sendo observada esse efeito na Desobediência (Sham, F=2,0; p=0,157). No JP, tanto o comportamento de Obediência (F=57,6; p=<0,001) como o comportamento de Desobediência (F=55,5; p<0,001) mostraram apenas um efeito temporal significativo, independentemente do grupo das crianças. Buscando compreender a relação entre o desenvolvimento dos comportamentos dos pais com os comportamentos de Obediência da criança no grupo HNC, observou-se que no JC, o desenvolvimento dos comportamentos Perguntas, Comando Alfa e Aviso mostraram ser comportamentos com uma correlação estatisticamente significativa com a Obediência das crianças (Perguntas: rho = -0,34; p = 0,025) (Comando Alfa: rho = -0,43; p = 0,004) (Aviso: rho = -0,34; p = 0,026), sendo diferente no JP (Comando Beta: rho = -0,33; p = 0,029). Com relação ao comportamento de Desobediência, foi observado o desenvolvimeto do comportamento de Aviso e Atentar, no JC (Aviso: rho = -0,30; p = 0,005) e no JP (Atentar: rho = 0,24; p = 0,021). Conclui-se que os comportamentos dos pais não foram correlacionados as mudanças dos sintomas de TDAH da criança, somente nos sintomas de oposição. Com relação a correlação aos comportamentos dos pais com o comportamento da criança, os achados mostraram correlações moderadas com relação ao Atentar, Aviso, Perguntas, Comando Alfa e Comando Beta. Esses resultados acrescentam importantes contribuições na área ao esboçar uma análise dos componentes do treino parental comportamental com os comportamentos-alvo da intervenção, possibilitando mais estudos com intervenções baseada evidências no tratamento de crianças pré-escolares com TDAH
  • DOI: 10.11606/D.5.2022.tde-14022023-134104
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina
  • Data de criação/publicação: 2022-10-20
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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