skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Busca Geral
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Busca Geral
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Lições
da
Evolução: uma abordagem transdisciplinar a partir
da
arte
Fortes, Hugo
Educação & Realidade, 2023, Vol.48
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação
Texto completo disponível
Citações
Citado por
Exibir Online
Detalhes
Resenhas & Tags
Mais Opções
Nº de Citações
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Lições
da
Evolução: uma abordagem transdisciplinar a partir
da
arte
Autor:
Fortes, Hugo
Assuntos:
Arte
;
Ciências Naturais
;
EDUCATION & EDUCATIONAL RESEARCH
;
Educação
;
Evolução
;
Pós-humanismo
É parte de:
Educação & Realidade, 2023, Vol.48
Descrição:
RESUMO O artigo discute a transdisciplinaridade entre os campos do saber e a contribuição das artes visuais para o ensino das ciências naturais. É apresentado o trabalho artístico em vídeo Evoluções em 3 Lições, do próprio autor, no qual se entrelaçam histórias relacionadas à teoria
da
evolução e ao colonialismo, buscando oferecer uma visão complexa
da
relação entre humanos brancos, humanos não-brancos e animais não-humanos. Conclui-se que o ensino das ciências aliado à percepção sensível proporcionada pela arte pode contribuir para a constituição de um mundo plural em que o respeito à alteridade e a
comunicação
entre os campos do saber ocorra de forma mais íntegra e colaborativa, sem deixar de lado as complexidades de cada área. ABSTRACT The paper discusses the transdisciplinarity between the fields of knowledge and the contribution of visual arts to teaching natural sciences. The author’s own video artwork Evolutions in 3 Lessons is presented, in which stories related to the theory of evolution and colonialism are intertwined, seeking to offer a complex view of the relationship between white humans, non-white humans and non-human animals. It is concluded that the teaching of science allied to the sensitive perception provided by art can contribute to the constitution of a plural world in which respect for otherness and communication between the fields of knowledge occur in a more integral and collaborative way, without ceasing to the complexities of each area.
Editor:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação
Idioma:
Português;Inglês
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Anterior
Resultado
6
Avançar
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_VIDEOS),scope:("PRIMO"),scope:(USP_FISICO),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP),scope:(USP_EBOOKS),scope:(USP_PRODUCAO),primo_central_multiple_fe
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript