skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

A percepção da gravidade em um espaço fisicamente modificado: uma análise à luz de Gaston Bachelard

Colombo Júnior, Pedro Donizete

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2010-04-05

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A percepção da gravidade em um espaço fisicamente modificado: uma análise à luz de Gaston Bachelard
  • Autor: Colombo Júnior, Pedro Donizete
  • Orientador: Silva, Cibelle Celestino
  • Assuntos: Centros De Ciências; Educação Não-Formal; Gaston Bachelard; Gravidade; Gravity; Informal Education; Science Centers
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Interunidades em Ensino de Ciências Modalidades Física, Química e Biologia IF/FE/IQ/IB
  • Descrição: Este trabalho teve como objetivo central entender como um espaço fisicamente alterado influencia as percepções e explicações acerca da gravidade pelos estudantes do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada na Casa Maluca do Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo. Esta é uma casa com piso e paredes inclinados com ângulos de 15 graus em relação ao referencial externo, ao entrar em seu interior os visitantes experimentam alterações na percepção de alguns fenômenos do cotidiano relacionados com a força da gravidade. Tomamos como referencial teórico principal as noções de obstáculos e perfil epistemológicos propostos Gaston Bachelard e metodologia de pesquisa do tipo quantitativa e qualitativa, apoiada em observação, aplicação de questionários, gravação em áudio e vídeo e entrevistas semi-estruturadas. A análise dos dados apontou a presença de alguns obstáculos epistemológicos proposto pela epistemologia bachelardiana, tais como: experiência primeira, realismo ingênuo, substancialismo, animismo e obstáculo verbal; demonstrou ainda algumas das dificuldades dos alunos em entender o conceito gravidade e seu caráter vetorial. Também ficou clara a influência dos contextos de aprendizagem (pessoal, sociocultural e físico) nas atividades realizadas. Em diversos momentos, as atividades realizadas na Casa Maluca ilustraram, em maior ou menor proporção, a interpolação destes três contextos.
  • DOI: 10.11606/D.81.2010.tde-04082010-112227
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Data de criação/publicação: 2010-04-05
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.