skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Informática em educação especial comunicação na ausência de fala

Fernando César Capovilla 1960- International School Psychology Colloquium (18. 1994 Campinas); Congresso Nacional de Psicologia Escolar (2. 1994 Campinas)

Abstracts 1994

Campinas 1994

Localização: IP - Instituto de Psicologia    (Resumo digitado (AM=CFe/114) ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Informática em educação especial comunicação na ausência de fala
  • Autor: Fernando César Capovilla 1960-
  • International School Psychology Colloquium (18. 1994 Campinas); Congresso Nacional de Psicologia Escolar (2. 1994 Campinas)
  • Assuntos: COMPUTAÇÃO APLICADA; EDUCAÇÃO ESPECIAL
  • É parte de: Abstracts 1994
  • Descrição: Somos uma espécie orientada para a fala, mas cerca de uma em cada 240 pessoas é impedida de comunicar-se vocalmente por distúrbios neurológicos, físicos, emocionais, ou cognitivos, abrangendo casos de surdo-mudez, paralisia cerebral, afasias, retardo mental, autismo, esclerose lateral amiotrófica. Não raro o único meio viável de comunicação consiste em sistemas alternativos baseados em sinais, ou em símbolos pictográficos ou ideográficos. O curso descreve aqueles quadros de deficiência de fala, apresenta diferentes sistemas de comunicação para cada um, sua descrição, indicações e contra-indicações. Aborda os sistemas de amplo uso como Língua de sinais, Bliss, Pictogram Ideogram Communication, e Picture Communication Symbols. Discute diferentes taxonomias e abordagens à comunicação alternativa. Apresenta pesquisa experimental quanto à eficácia relativa dos diversos sistemas a diferentes quadros. Apresenta os sistemas computadorizads de comunicação: Logofone (em língua de sinais). Bliss-Com, PIC-Comp, PCS-Comp, ImagoVox e NoteVox (executável em micros portáteis do tipo laptop e notebook); de ensino de comunicação simbólica em Bliss (ImagoBlissVox) e em língua de sinais (Logofone Tutor); e de análise de iconicidade de sinais e símbolos (Sonda). Todos usam avançados recursos de multimdia e inteligência artificial. Apresentam simultaneamente dezenas de milhares de filmes animados digitadlizados em cores e alta resolução representando itens arranjandos em classes acompanhados de seus nomes escritos em um de vários idiomas e dos respectivos vocábulos em voz digitalizada. Ao selecionar categorias e itens dentro delas, sentenças são automaticamente compostas e podem ser soadas e/ou impressas e/ou enviadas via linha telefônica em toque ou sopro, microfone ou mouse alavancado ao corpo. O curso termina apresentando dados
    da aplicação dos sistemas a diversos quadros, e discutir suas implicações teóricas para as áreas de atraso no desenvolvimento da linguagem e de perda da linguagem.
  • Editor: Campinas
  • Data de criação/publicação: 1994
  • Formato: p.131.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.