skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Anagramacomp sistema computadorizado para ensino de leitura e escrita e para comunicacao vocal e escrita

V O Thiers Fernando César Capovilla 1960-; E C Macedo; A G Seabra; M D Feitosa; International School Psychology Colloquium (18. 1994 Campinas); Congresso Nacional de Psicologia Escolar (2. 1994 Campinas)

Abstracts 1994

Campinas 1994

Localização: IP - Instituto de Psicologia    (Resumo digitado (AM=CFe/120) ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Anagramacomp sistema computadorizado para ensino de leitura e escrita e para comunicacao vocal e escrita
  • Autor: V O Thiers
  • Fernando César Capovilla 1960-; E C Macedo; A G Seabra; M D Feitosa; International School Psychology Colloquium (18. 1994 Campinas); Congresso Nacional de Psicologia Escolar (2. 1994 Campinas)
  • Assuntos: COMPUTAÇÃO APLICADA; PSICOLOGIA; PSICOLOGIA DA CRIANÇA; DESENVOLVIMENTO MOTOR; LEITURA
  • É parte de: Abstracts 1994
  • Descrição: Esta comunicação apresenta um sistema computadorizado de multimedia que permite à criança aprender a ler e a escrever, e que também paralelamente permite a pacientes anártricos compor, soar, e imprimir sentenças. Ele cria uma situação semelhante à de uma brincadeira com um anagrama silábico com milhares de sílabas, em que a criança reveza-se com o computador nos papéis de arranjador de sílabas e de vocalizador das palavras resultantes. O sistema age de modo duplo: vocaliza palavras que a criança compõe ao arranjar sílabas, dando a ela imedidato feedback auditivo; e apresenta na tela as palavras que a criança vocaliza dando a ela imediato feedback visual. Contém milhares de sílabas apresentadas em 24 janelas independentes e arranjadas em categorias silábicas por ordem alfabética. A criança escolhe serialmente sílabas que são automaticamente juntadas para a composição de palavras, soa essas palavras com voz digitalizadas, e as imprime. A seleção das sílabas é feita dentre categorias alfabeticamente ordenadas e pode ser feita por toque sobre uma célula sensível ao toque, ou por vocalização da sílaba a um microfone conectado ao microcomputador. A seleção de uma categoria silábica resulta no desdobramento daquela categoria nas sílabas componentes. A seleção dentre sílabas de categoria resulta na composição automática de palavras que soam com voz digitalizada, enquanto elas aparecem escritas numa área de comunicação ao monitor e podem ser impressas. Assim, além de ser um sistema para ensino de leitura e escrita AnagramaComp também consiste em um meio de comunicação que permite às crianças anártricas comunicar-se tanto com ouvintes produzindo audíveis como com leitores produzindo textos impressos legíveis. Finalmente, o sistema também pode ser empregado por crianças com comprometimento motor tão sério que impeça vocalização ou toque em tela.
    Neste caso ele faz varredura serial automática e a criança seleciona os itens por meio de um mouse alavancado ao seu corpo. É programado em C e Clipper, e é executável em microcomputador AT 386 com 4Mb RAM, HD de 80Mb, equipado com placa digitalizadora de som SOUNDBLASTER, placa de input vocálico VOICEBLASTER, placa digitalizadora de imagem VIDEOBLASTER, tela sensível ao toque por princípio resistivo-capacitativo CTI ou por princípio infra-vermelho TPIS, microfone e alto-falante.
  • Editor: Campinas
  • Data de criação/publicação: 1994
  • Formato: p.81-2.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.