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Tomos programa para o ensino de leitura recombinativa generalizada , e sua aplicacao em dislexia

Fernando César Capovilla V O Thiers; A G Seabra; Congresso Nacional de Fonoaudiologia (8. 1993 Santos)

Anais 1993

Santos 1993

Localização: IP - Instituto de Psicologia    (Resumo digitado (AM=CFe/62) ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Tomos programa para o ensino de leitura recombinativa generalizada , e sua aplicacao em dislexia
  • Autor: Fernando César Capovilla
  • V O Thiers; A G Seabra; Congresso Nacional de Fonoaudiologia (8. 1993 Santos)
  • Assuntos: COMPUTAÇÃO APLICADA; PSICOLOGIA; CRIANCA (SOCIOLOGIA); PSICOLOGIA EXPERIMENTAL; DISLEXIA (PSICOLOGIA); LEITURA
  • É parte de: Anais 1993
  • Descrição: O programa TOMOS LEITURA desenvolde de modo lúdico um repertório de recombinação silábica em crianças a partir de 6a para lavá-las a ler novas palavras. É executável em microcomputador PC com tela sensível ao toque CTI, caixa acústica e placa reprodutora de voz digitalizada. Emprega discriminação condicional para o estabelecimento de classes de equivalência compostas de vocábulo (A), figura (B), e palavra escrita (C). A criança emite respostas ecóica ao vocábulo (AR), de nomeação oral à figura (BR), e textual à palavra escrita (CR). São estabelecidas 22 classes a partir de 2 conjuntos de 3 sílabas cuja repetição ou combinação 2 a 2 resulta em 22 palavras com sentido. Sílabas do conjunto 1: CA, MA, PA cuja repetição produz CACÁ, MAMA, PAPA, (treinadas), e cuja combinação 2 a 2 produz CAMA, PACA, MAPA (treinadas a seguir), e CAPA, MACA (testadas a seguir). Sílabas do conjunto 2: BA, TA, LA cuja repetição produz BABÁ, TATA, LALÁ (treinadas), e cuja combinação 2 a 2 produz LATA, BALA, TABA (treinadas a seguir), e BATA, TALA (testadas a seguir). A intersecção das sílabas entre os dois conjuntos produz MALA, PATA, LAMA, TAPA, MATA, PALA (testadas por último). O programa coleta o desempelho sem linha-de-base aos testes AC e CR de todas as 22 palavras intercaladamente com cada tipo de treino e teste. Participaram de estudo validativo menina não disléxica de 6a de idade cursando pré-escola, e menino disléxico de 8a5m cursando primeira série pela segunda vez. Todas as sessões de 50 minutos eram gravadas em VHS. Ambos disléxicos e não-disléxica (cujo repertório de leitura era treinamente inexistente ao pré-teste) demonstraram leitura recombinativa em 7 sessões, lendo as 10 palavras novas resultantes da recombinação das 6 sílabas aprendidas nas 12 palavras estudadas e com o mesmo grau de facilidade
    (para os dois a proporção de acertos em teste e treino foi equivalente, aprox. 95), embora a não-disléxia fosse 2a5m mais jovem que o disléxico. Ambos mostraram proporção de acertos crescente da linha-de-base 1 a 7 (parâmetro de inclinação e intersecção para ela de .14 e .031 e para ele de .62 e 0.31), sendo a proporção de acertos relacionada às palavras aprendidas (durante linha-de-base a proporção de acertos foi de .63 nas palavras treinadas, de .45 nas palavras com sílaba(s) em comum com as palavras treinadas, e de .38 nas palavras sem sílabas em comum com elas). Isto sugere generalização do ganho derivada das propriedades recombinativas das sílabas empregadas.
  • Editor: Santos
  • Data de criação/publicação: 1993
  • Formato: p.66.
  • Idioma: Português

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