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Saberes pedagógicos: um estudo com docentes de pós-graduação lato sensu de uma IES

Farhat, Nádia Moura

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2017-08-10

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Saberes pedagógicos: um estudo com docentes de pós-graduação lato sensu de uma IES
  • Autor: Farhat, Nádia Moura
  • Orientador: Silva, Maria de Lourdes Ramos da
  • Assuntos: Pós-Graduação; Didática; Ensino E Aprendizagem; Formação De Professores; Pedagogia; Professores De Ensino Superior; Teachers Of Higher Education; Teacher Training; Postgraduate Studies; Didactics; Pedagogy; Teaching And Learning
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta pesquisa investiga os saberes pedagógicos de docentes do lato sensu. Para tanto, inicialmente, contextualiza o ensino superior no Brasil e a composição dos saberes docentes: disciplinares, experienciais e pedagógicos. Destes, explicitaram-se a composição e sua inter-relação com a identidade profissional docente, considerando a pedagogia universitária e didática, o processo de ensino e aprendizagem de adultos, o planejamento pedagógico, a prática pedagógica em aula, a formação docente e pesquisas recentes sobre o tema. A pesquisa de campo coletou o perfil dos docentes num questionário on-line e depois, por meio de entrevistas semiestruturadas, os saberes pedagógicos de oito docentes da IES selecionada. Os resultados confirmaram a hipótese inicial. Constatou-se que eles praticamente não tiveram formação pedagógica prévia a sua atuação docente, mas se conscientizaram da importância desses saberes durante seu desenvolvimento profissional, a partir da prática de sala de aula, sem contar com uma fundamentação teórica educacional. As principais dimensões pedagógicas destacadas nas declarações foram a relação construtiva com os alunos e o desenvolvimento de seu pensamento crítico e complexo. Essas constatações subsidiaram propostas relevantes como dar voz aos alunos do lato sensu para que se complementem os resultados obtidos, intensificar o repertório de metodologias que promovam a autonomia do aluno, ampliar a responsabilidade da IES mediante a promoção e o desenvolvimento de ações pedagógicas formativas com o apoio dos coordenadores dos cursos lato sensu e mobilizar o Ministério da Educação (MEC) para fortalecer a regulamentação desses cursos.
  • DOI: 10.11606/D.48.2017.tde-16102017-122810
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2017-08-10
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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