skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Panorama do processo de avaliação na Educação de Jovens e Adultos em Vila Velha, Espírito Santo

Cruz, Antonio Carlos dos Santos

Educação (Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brazil), 2019-12, Vol.44 (1), p.1-23 [Periódico revisado por pares]

Universidade Federal de Santa Maria

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Panorama do processo de avaliação na Educação de Jovens e Adultos em Vila Velha, Espírito Santo
  • Autor: Cruz, Antonio Carlos dos Santos
  • Assuntos: educação mediadora ; ensino-aprendizagem ; procedimentos avaliativos
  • É parte de: Educação (Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brazil), 2019-12, Vol.44 (1), p.1-23
  • Descrição: A partir do cenário da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, decidiu-se realizar uma investigação do sistema avaliativo na EJA, considerando a cidade de Vila Velha, no Espírito Santo, buscando-se detectar a adequação do procedimento avaliativo na perspectiva de professores e estudantes. Tomou-se como objetivo geral, portanto, estabelecer um panorama de como estudantes e professores das escolas investigadas compreendem a avaliação, se entendem que os métodos são satisfatórios e adequados para a construção de uma formação plena e crítica. Metodologicamente, a pesquisa teve caráter misto, ou seja, em parte abordou o tema de forma qualitativa e bibliográfica, e, em parte, ofereceu análise quantitativa, descritiva e interpretativa. Empreendeu-se a pesquisa através de questionários, bem como realização de entrevistas, com amostra de 200 estudantes e 50 docentes. Constatou-se que embora os educadores tenham claras concepções em torno das especificidades de trabalho com a EJA, dificuldades e de todo o ambiente dos alunos, no que toca ao processo avaliativo, continuam mantendo a distribuição de 60% dos pontos por meio de prova escrita. Além disso, 60% dos estudantes pensam com certa frequência em desistir dos estudos por medo das notas e provas, apesar de considerarem que o sistema avaliativo é justo. Concluiu-se que há uma necessidade, para o desenvolvimento da EJA, de se abandonar a metodologia avaliativa quantitativa, partindo-se para um novo modelo, que envolva efetivamente o aluno, fomentando a avaliação mediadora do ensino-aprendizagem, como diagnóstico do que deve ser melhorado por todos os envolvidos no processo educativo.
  • Editor: Universidade Federal de Santa Maria
  • Idioma: Inglês;Espanhol

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.