skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Lecciones de desplazamientos: enseñando política indígena y colonialismo de ocupación en Ciencias Políticas; Unsettling Lessons: Teaching Indigenous Politics and Settler Colonialism in Political Science,; Lições de deslocamentos: ensinando política indígena e colonialismo de ocupação na ciência política

Soares, Leonardo Barros; Moita, Yasmin Nascimento; Nancy D., Wadsworth

Cadernos de Campo (São Paulo - 1991); v. 32 n. 1 (2023); e209417

Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2023-06-30

Acesso online

  • Título:
    Lecciones de desplazamientos: enseñando política indígena y colonialismo de ocupación en Ciencias Políticas; Unsettling Lessons: Teaching Indigenous Politics and Settler Colonialism in Political Science,; Lições de deslocamentos: ensinando política indígena e colonialismo de ocupação na ciência política
  • Autor: Soares, Leonardo Barros; Moita, Yasmin Nascimento; Nancy D., Wadsworth
  • Assuntos: Ciência Política; Ensino; Colonialismo; Povos Indígenas
  • É parte de: Cadernos de Campo (São Paulo - 1991); v. 32 n. 1 (2023); e209417
  • Descrição: La historia y la política indígena son cruciales y, sin duda,  están entrelazadas con la historia y la política de varias, si no la basta mayoría de nuestras naciones contemporáneas. Sin embargo, los temas de política indígena y colonialismo de ocupación son raramente enseñados en los cursos de pregrado en Ciencia Política. Este artículo esboza la utilidad política de un curso de pregrado enfocado en la política y la historia indígena, abordadar por medio de un marco teórico comparativo sobre políticas raciales. El curso en el cual se basa este artículo compara el poder estatal y los derechos indígenas en los Estados Unidos, Australia y América Latina en sus contextos históricos, aunque, es posible hacer algunas variaciones. El artículo primero revisa el contexto para desarrollar el curso, los desafíos relacionados a enseñar este tema y mis principales objetivos como docente. Después delinea tres estratégias pedagógicas aplicables a otras estructuras curriculares y discute las consecuencias positivas que he observado conforme refino esta área de enseñanza.
    A história e a política indígena são cruciais e entrelaçadas com a história e a política de várias, senão a vasta maioria, das nações contemporâneas. No entanto, o tópico da política indígena e do colonialismo de ocupação raramente são lecionadas nos cursos de graduação em ciências políticas. Este artigo sublinha a utilidade pedagógica de um curso no nível de graduação focado na política e história indígenas, abordadas por meio de um esquema comparativo de políticas raciais. O curso no qual este artigo é baseado aborda o poder estatal e os direitos indígenas nos Estados Unidos, Austrália e América Latina em seus contextos históricos; no entanto, diversas outras variações são possíveis. O artigo revisita o contexto para o desenvolvimento do curso, os desafios relacionados ao ensino desta disciplina, e meus principais objetivos como docente. Depois, sublinha três estratégias pedagógicas aplicáveis em outras estruturas curriculares e discute consequências positivas do aprendizado observados enquanto eu refino esta área de ensino.
    Indigenous politics and history are central to and, indeed, intertwined with the history and politics of many if not most contemporary nations, yet the topics of indigenous politics and settler colonialism are rarely taught in undergraduate political science programs. This article outlines the pedagogical utility of an undergraduate course focused on indigenous history and politics, approached through a comparative race politics framework. The course on which this article is based compares state power and indigenous rights in the United States, Australia, and Latin America in historical context, but many variations are possible. The article first reviews the context for developing the course, the challenges related to teaching the subject, and my primary teaching objectives. It then outlines three pedagogical strategies applicable in other course frameworks and discusses positive learning outcomes I have observed as I refi ne this teaching area.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/209417/196002
  • Editor: Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2023-06-30
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.