skip to main content

Análise in vitro de diferentes formas de eluidos para avaliação celular de cimentos endodônticos para dentes decíduos

Ana Beatriz Vieira da Silveira Bárbara Luísa Silva Oliveira; Luciana Lourenço Ribeiro Vitor; Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado; Thais Marchini de Oliveira; Natalino Lourenço Neto; Jornada Odontológica de Ribeirão Preto Prof. Dr. Geraldo Aleixo Passos (43. 2021 Ribeirão Preto)

Anais da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo Riberão Preto v. 37, 2021

Ribeirão Preto 2021

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Análise in vitro de diferentes formas de eluidos para avaliação celular de cimentos endodônticos para dentes decíduos
  • Autor: Ana Beatriz Vieira da Silveira
  • Bárbara Luísa Silva Oliveira; Luciana Lourenço Ribeiro Vitor; Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado; Thais Marchini de Oliveira; Natalino Lourenço Neto; Jornada Odontológica de Ribeirão Preto Prof. Dr. Geraldo Aleixo Passos (43. 2021 Ribeirão Preto)
  • Assuntos: CIMENTOS ENDODONTICOS; DENTE DECÍDUO; POLPA DENTÁRIA; BIOMATERIAIS
  • É parte de: Anais da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo Riberão Preto v. 37, 2021
  • Notas: Disponível em: https://www.forp.usp.br/wp-content/uploads/2022/01/Volume-37-43a-JORP-2021-reduzido.pdf. Acesso em: 10 maio 2023
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Com o advento da tecnologia e inovação, muitos cimentos endodônticos estão sendo desenvolvidos e estudados. Deste modo, a busca por novos biomateriais com propriedades bioativas, biodegradabilidade e atoxicidade é constante, porém existe a necessidade da validação de metodologias para a avaliação biológica destes utilizando em conjunto a cultura de células da polpa dentária. O presente estudo teve como objetivo analisar a morfologia e a viabilidade celular de células tronco da polpa de dentes decíduos esfoliados (SHED) frente ao contato com diferentes formas de eluidos de um cimento tricálcico. Para isso, foram manipulados 4 grupos de eluidos: G1- cimento fresh + amen 10%; G2 – cimento pós presa + amen 10%; G3 – eluido de G1 filtrado; G4 - eluido de G2 filtrado; G5 – controle (amen 10%). Os meios de G3 e G4 foram filtrados em membranas de 0, 2μm. Foram plaqueados 1X103 células/poço em placas de 96 poços e após 24h de aquiescências as mesmas foram expostas aos eluidos por 24h. Decorrido o tempo experimental foram analisadas a morfologia celular e resíduos em fundo do poço por meio de microscopia e a viabilidade celular por meio de MTT. A análise microscópica dos poços evidenciou a presença de restos de cimento no fundo dos mesmo para G1 e G2. O teste de viabilidade apresentou alguns picos de leitura da fluorescência para G1 e normalidade nas leituras para os demais grupos. Conclui-se que o uso de meios condicionados para análise de viabilidade de cimentos está melhor indicada após a filtragem dos mesmos, reduzindo a quantidade de resíduos nos testes e otimizando as leituras em espectrofotômetro e análises microscópicas.
  • Editor: Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2021
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.