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Estratégias de ensino-aprendizagem e de avaliação do estudante nos cursos de graduação na área de reabilitação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia) percepções de estudantes e de docentes

Luciana Costa Silva Luiz Ernesto de Almeida Troncon

2014

Localização: FMRP - Fac. Medicina de Ribeirão Preto    (Silva, Luciana Costa )(Acessar)

  • Título:
    Estratégias de ensino-aprendizagem e de avaliação do estudante nos cursos de graduação na área de reabilitação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia) percepções de estudantes e de docentes
  • Autor: Luciana Costa Silva
  • Luiz Ernesto de Almeida Troncon
  • Assuntos: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; REABILITAÇÃO (CURSOS)
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O ingresso na Universidade pressupõe que o estudante adote uma nova visão sobre o que é estudar e como fazê-lo com responsabilidade e disciplina. Tradicionalmente, o processo de ensino-aprendizagem limita-se a reprodução do conhecimento: o docente transmite conteúdos que o estudante passivamente recebe. A busca de superação do modelo de educação tradicional tem levado à adoção das chamadas metodologias ativas, caracterizadas por colocar o estudante no centro do processo de ensino-aprendizagem. Este estudo identificou as estratégias de ensino-aprendizagem e de avaliação utilizadas em cursos da área da reabilitação, tanto da perspectiva de docentes, quanto de estudantes. A investigação adotou abordagem predominantemente qualitativa, com metodologia do tipo descritivo-exploratório. Foi feito estudo analítico de documentos oficiais das disciplinas de cursos da área de reabilitação (Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. A abordagem de docentes e estudantes foi feita por meio de entrevista semi-estruturada e/ou grupo focal (amostra não-probabilística, com critério de fechamento amostral por saturação teórica). As entrevistas foram gravadas e transcritas na integra e submetidas à análise de conteúdo, para identificação de categorias, as quais foram quantificadas quanto à frequência da sua ocorrência. Os resultados mostram que o uso de estratégias tradicionais de ensino e de avaliação predomina nestes cursos. No entanto, pode-se notar a emergência de tendências que levam a transformação, como o reconhecimento por parte de docentes e estudantes dos benefícios das metodologias ativas. E possível afirmar que estudantes e docentes concordam em grande parte na sua visão, que também coincide com os resultados encontrados no estudo documental. Todos os docentes das disciplinas básicas
    biomédicas fazem uso da aula expositiva como estratégia de ensino; já nas disciplinas básicas da profissão e nas aplicadas nota-se claro movimento de transformação, com 0 uso de estratégias não-tradicionais, como discussão em grupos, discussão de casos clínicos e dinâmicas de grupo. Concluindo, docentes e estudantes não diferem muito em relação ao que esperam do processo ensino-aprendizagem. Embora docentes e estudantes participantes deste estudo percebam que as estratégias tradicionais são as mais utilizadas, admitem outras possibilidades e valorizam aquelas que permitem maior integração teoria-prática
  • Data de criação/publicação: 2014
  • Formato: 68 p anexos.
  • Idioma: Português

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