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TRAVESSIAS URBANAS E BIOGRAFIAS DAS MOVILIDADES: una aproximacion a la geografia temporal desde las periferias en la metropolis de Sao Paulo

Silva, Ricardo Barbosa

Geo UERJ : revista do Departamento de Geografia, 2024-01 (44), p.1

Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Uerj

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  • Título:
    TRAVESSIAS URBANAS E BIOGRAFIAS DAS MOVILIDADES: una aproximacion a la geografia temporal desde las periferias en la metropolis de Sao Paulo
  • Autor: Silva, Ricardo Barbosa
  • É parte de: Geo UERJ : revista do Departamento de Geografia, 2024-01 (44), p.1
  • Descrição: Os mais diversos campos do conhecimento ha seculos se debrucam a compreensao da dimensao espaco e tempo na sociabilidade humana. No campo da Geografia, em especial, e tambem um tema bastante tradicional em termos de pesquisas academicas. Depois da segunda metade do seculo XX, este campo sofreu uma ampliacao devido as pesquisas de geografia temporal de Hagerstrand, bem como decorrentes contribuicoes em perspectivas mais amplas e criticas. Mas ainda sao escassos estudos no Brasil com esta tematica. Este artigo pretende contribuir na compreensao dos fundamentos da geografia temporal para analise critica das travessias urbanas e biografia das (i)(mobilidades cotidianas das populacoes perifericas da metropole de Sao Paulo. A metodologia mista de tres etapas empregada neste artigo refere-se as abordagens quantitativas, qualitativas e usos de novas tecnologias de posicionamento ativo por GPS dos smartphones. Verificou-se que as travessias urbanas das populacoes perifericas sao marcadas por constrangimentos cotidianos que limitam o prisma espaco-tempo e inviabilizam a acessibilidade a oportunidades nas bordas da metropole paulista. Palavras-chave: travessias; (i)(mobilidades; geografia temporal; mobilidade; periferias. The most diverse fields of knowledge have focused on understanding the dimension of space and time in human sociability for centuries. In the field of Geography is also a very traditional topic in terms of academic research. But the second half of the 20th century brought an expansion in reflections on temporal research, due to Hagerstrand's temporal geography research, as well later contributions in broader and more critical perspectives. But there are still few studies in Brazil with this theme. This paper aims to contribute to the understanding of the foundations of temporal geography for a critical analysis of urban crossings and biography of the daily (i)(mobilities of the peripheral populations from the metropolis of Sao Paulo. The methodology used in this article refers to quantitative and qualitative approaches and usages of new technologies for the active GPS positioning of smartphones. It was found that the urban crossings of peripheral populations are marked by everyday constraints that limit the time-space prism and make it impossible to access opportunities on the edges of the metropolis of Sao Paulo. Keywords: crossings; (i)(mobilities; temporal geography; mobility; peripheries. Durante siglos, los mas diversos campos del conocimiento se han centrado en la compresion de la dimension espaciotemporal de la sociabilidad humana. Particularmente en el campo de la geografia, investigaciones academicas sobre esta dimension tambien son tradicionales. Desde la segunda mitad del siglo XX en adelante, este campo se expandio debido a la investigacion de la geografia temporal de Hagerstrand y contribuciones posteriores mas criticas y amplas. En Brasil, estudios con este tema son incipientes. Este articulo pretende contribuir a la comprension de los fundamentos de la geografia temporal a traves de un analisis critico de los desplazamientos urbanos y la biografia de las (i)movilidads cotidianas de las poblaciones perifericas en la metropoli de Sao Paulo. La metodologia utilizada en este trabajo consta de tres enfoques: cuantitativo, cualitativos y uso de nuevas tecnologias para el posicionamiento geografico GPS de telefonos inteligentes. Se constato que los desplazamientos urbanos de las poblaciones perifericas estan restringidos por constricciones cotidianas que limitan el prisma espacio-temporal e invibilizan el acesso a oportunidades en los limites de la metropoli Paulista. Palabras Clave: Travesias; (I)movilidades; Geografia temporal; Movilidad; Periferias.
  • Editor: Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Uerj
  • Idioma: Português

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