Processos e metodologias não-tradicionais no
Ensino
Superior
de Engenharia Elétrica: a percepção de coordenadores de curso em dois países lusófonos
ABCD PBi
Processos e metodologias não-tradicionais no
Ensino
Superior
de Engenharia Elétrica: a percepção de coordenadores de curso em dois países lusófonos
Autor:
Pereira, Cleber A.
;
Oliveira, Paulo M.
;
Reis, Manuel J.C.S.
É parte de:
Meta (Rio de Janeiro, Brazil), 2020-03, Vol.12 (34), p.211-246
Descrição:
O objetivo é investigar as ferramentas e metodologias utilizadas no
Ensino
Superior
(ES) de Engenharia Elétrica e de Computadores (EEC), identificando as unidades curriculares que as utilizaram. A análise foi baseada na percepção dos coordenadores de curso. Utilizou-se a triangulação entre múltiplas metodologias e diferentes métodos de análise, combinando a análise léxica, análise de keywords e análise de conteúdo. Entrevistou-se coordenadores de curso em três universidades em Portugal e no Brasil. Na análise de conteúdo emergiram duas categorias: percepção dos coordenadores sobre metodologias não tradicionais e percepção sobre ferramentas de software como recursos didáticos. As iniciativas utilizando processos e metodologias de
ensino
não tradicionais foram reduzidas e pontuais, com ações individuais dos docentes e não de padrões de
ensino
discutidos e institucionalizados. A precariedade da infraestrutura dos laboratórios e das licenças de software foi um relato comum.Palavras-chave: Metodologias não Tradicionais. Coordenadores de Curso. Ferramentas. Engenharia Elétrica. Ensino Superior.
Editor:
Faculdade Cesgranrio
Idioma:
Inglês;Espanhol