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Diagnóstico fonoaudiológico em caso de alteração global do desenvolvimento

T. M. Melo D. A Barbosa; Dionísia Aparecida Cusin Lamônica; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (14. 2006 Salvador)

Anais São Paulo : SBFa, 2006

Salvador 2006

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  • Título:
    Diagnóstico fonoaudiológico em caso de alteração global do desenvolvimento
  • Autor: T. M. Melo
  • D. A Barbosa; Dionísia Aparecida Cusin Lamônica; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (14. 2006 Salvador)
  • Assuntos: DIAGNÓSTICO (FONOAUDIOLOGIA); LINGUAGEM (ALTERAÇÃO)
  • É parte de: Anais São Paulo : SBFa, 2006
  • Notas: Publicado em CD-ROM como Suplemento da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
  • Descrição: Introdução: Alterações da linguagem podem fazer parte das manifestações de diversos quadros que afetam o desenvolvimento infantil; todavia, tais déficits podem ou não serem justificados por alterações globais do desenvolvimento. Deste modo, é importante saber quais aspectos do desenvolvimento estão alterados, a fim de propor um plano terapêutico de acordo com as necessidades estabelecidas em cada caso. Deste modo, a proposta é relatar o desenvolvimento global e de linguagem de paciente atendido na Clínica de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru, com Diagnóstico Fonoaudiológico ainda não determinado . Método: Trata-se do estudo de caso de um paciente com 18 meses, encaminhado para a Clínica Fonoaudiológica, pela Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), a fim de que fosse avaliado o desenvolvimento da linguagem expressiva e receptiva. A avaliação fonoaudiológica constou de aplicação de protocolo de Anamnese, observação do comportamento comunicativo e comportamento motor, além da aplicação de protocolos específicos como o Inventário Portage (Williams e Aiello, 2001). Resultados: No âmbito da linguagem, foram evidenciados comportamentos de manipulação e exploração de objetos, de forma rápida, com o auxílio das mãos e pés. Há também exploração de objetos, com bastante freqüência, levando-os à boca. Apresenta interesse restrito em brinquedos e, interage bem com adultos, sendo bem sorridente, principalmente durante atividades
    de interação. Durante a observação do comportamento motor, pôde-se constatar atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, não apresentando, equilíbrio cervical. Na aplicação do Inventário Portage, ficou evidenciado que nenhum dos aspectos avaliados estão compatíveis com o desempenho esperado para a faixa etária que o paciente apresenta, verificando-se que o mesmo não se encaixa nem mesmo na faixa etária de 0-1 ano para todas as áreas avaliadas. Conclusão: Até o ) presente momento, não foi possível concluir o caso clínico em questão. Há a necessidade de avaliação neurológica, genética, audiológica completa e psicológica. É possível concluir, com os resultados encontrados nas avaliações acima descritas que, como o paciente apresenta atraso do desenvolvimento neuropsicomotor considerável, uma vez que este interfere nas relações e interações da criança, certamente está interferindo no desempenho das funções comunicativas, de modo geral
  • Editor: Salvador
  • Data de criação/publicação: 2006
  • Formato: resumo AO-104.
  • Idioma: Português

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