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Cinema e Ballet Revolucionário Chinês: a representação das personagens femininas em Destacamento Vermelho de Mulheres

Craveiro, Thaís

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2022-03-25

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Cinema e Ballet Revolucionário Chinês: a representação das personagens femininas em Destacamento Vermelho de Mulheres
  • Autor: Craveiro, Thaís
  • Orientador: Mello, Cecilia Antakly de
  • Assuntos: Arte Política; Ballet Clássico; Chinês; Período Maoísta; Intermidialidade; Maoist Period; Intermediality; Classical Ballet; Chinese Cinema; Political Art
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais.
  • Descrição: A dissertação analisa a representação das personagens femininas e a relação intermidiática entre cinema e a dança no longa-metragem Destacamento Vermelho de Mulheres (1961, Xie Jin) e no ballet filmado de mesmo título (1971, Pan Wenzhan e Fu Jie). Os filmes pertencem, respectivamente, ao chamado Período dos 17 Anos (1949-1966) e à Revolução Cultural (1966-1976), anos que compreendem o governo de Mao Zedong. Destacamento Vermelho de Mulheres tem como base o processo de libertação da ilha de Hainan entre os anos de 1930 e 1932, onde também se deu a formação de um destacamento feminino do Exército Vermelho. O longa-metragem e o ballet revelam a transformação da protagonista Wu Qionghua de escrava do senhor de terras Nan Batian à heroína revolucionária. Com a ajuda de Hong Changqing um secretário do Partido Comunista Chinês, Wu se liberta de seus opressores e se junta às fileiras do Exército Vermelho, transformando seus desejos pessoais de vingança em luta pela libertação de outras mulheres e da classe trabalhadora chinesa. Introduzida por uma revisão histórica do papel das mulheres na Revolução Chinesa, a análise de ambos os filmes leva em conta aspectos da história do cinema chinês, sua originalidade estética baseada nos diferentes tipos de artes do país e a representação de suas personagens femininas, vista como parte de um discurso feminista alinhado às diretrizes estéticas do Partido Comunista Chinês
  • DOI: 10.11606/D.27.2022.tde-09062022-143329
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2022-03-25
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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