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Comparação de dois métodos de ensino para aquisição de habilidades motoras aquáticas

Gea, Carolina Dos Santos Abe

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto 2023-09-04

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Comparação de dois métodos de ensino para aquisição de habilidades motoras aquáticas
  • Autor: Gea, Carolina Dos Santos Abe
  • Orientador: Moraes, Renato de
  • Assuntos: Aprendizagem Motora; Crianças; Métodos De Ensino; Natação; Children; Motor Learning; Swimming; Teaching Methods
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A prática da natação tem crescido substancialmente nos últimos anos e muitos estudos sobre o treinamento têm sido desenvolvidos. Curiosamente, apesar desse crescimento, estudos sobre a pedagogia da natação ainda demandam maior atenção por parte dos pesquisadores. Pensando nisso, esse estudo teve dois objetivos. O primeiro objetivo foi comparar os métodos de aprendizagem convencional (GAC) e de aprendizagem por metas (GAM) na aquisição de habilidades motoras aquáticas em crianças de 7 a 10 anos de idade. O segundo objetivo foi comparar esses métodos em relação ao nível de satisfação das crianças. Para verificar o nível de adaptação ao meio aquático foi utilizada a lista adaptada de Adaptação ao Meio Aquático, e foi elaborado, para o presente estudo, um questionário de satisfação. A hipótese proposta foi que os alunos desenvolveriam habilidades suficientes para o deslocamento seguro dentro do meio líquido, em quinze aulas de natação, podendo haver ou não, diferenças na aprendizagem motora aquática, quando comparado os dois métodos de ensino. Para a realização do estudo foram recrutadas 20 crianças voluntárias da rede municipal da cidade de Olímpia, SP, divididas igualmente em dois grupos, GAC e GAM. Cada grupo teve 15 aulas divididas em 3 aulas semanais, cada uma com uma hora de duração. Para verificar a adaptação ao meio aquático, as crianças foram avaliadas antes (pré-teste), durante (após 8 aulas, teste intermediário) e após (pós-teste) as 15 aulas. O nível de satisfação foi avaliado em dois momentos (intermediário e pós). O pré-teste mostrou que as crianças tinham o mesmo nível de habilidades motoras aquáticas (p = 0,359). Após 8 aulas, foi realizado o teste intermediário que mostrou uma melhora em ambos os grupos (GAC: p = 0,005; GAM: p = 0.005), entretanto não houve diferença significativa entre os grupos (p = 0,160). Ao término das 15 aulas, foi realizado o pós-teste que mostrou diferenças significativas quando comparado com o pré-teste (GAC: p = 0,005; GAM: p = 0.005), e na comparação entre os grupos (p = 0,012). Em relação ao nível de satisfação, foi observado que, os voluntários que participaram do GAM, tiveram uma maior percepção de que aprenderam a nadar (p = 0,04). Quando comparados ambos os grupos, o GAM demonstrou mais interesse em frequentar as aulas (p = 0,05) e o GAC demonstrou-se mais satisfeito com seus colegas de turma (p = 0,04). Assim pode-se dizer que, ambos os métodos de ensino da natação se mostraram efetivos para a aprendizagem motora aquática. Contudo, o método proposto nesse estudo, aprendizagem por metas, se mostrou mais eficaz, didático e prazeroso.
  • DOI: 10.11606/D.109.2023.tde-30102023-144244
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2023-09-04
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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