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Lições aprendidas na comparação dos sistemas de saúde brasileiro e espanhol

João José Batista de Campos Aldaísa Cassanho Forster; José Rodrigues Freire Filho

Espaço para a Saúde Londrina v. 17, n. 1, p. 121-129, 2016

Londrina 2016

Localização: FMRP - Fac. Medicina de Ribeirão Preto    (pcd 2898842 Estantes Deslizantes )(Acessar)

  • Título:
    Lições aprendidas na comparação dos sistemas de saúde brasileiro e espanhol
  • Autor: João José Batista de Campos
  • Aldaísa Cassanho Forster; José Rodrigues Freire Filho
  • Assuntos: ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE; SISTEMA DE SAÚDE -- AVALIAÇÃO; EDUCAÇÃO MÉDICA; POLÍTICA DE SAÚDE; EDUCAÇÃO PERMANENTE; Avaliação De Sistemas De Saúde; Educação Continuada
  • É parte de: Espaço para a Saúde Londrina v. 17, n. 1, p. 121-129, 2016
  • Descrição: Este artigo aborda características dos sistemas de saúde e do desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde (APS) do Brasil e da Espanha. Pretende-se discutir fortalezas e fragilidades dos diferentes cenários,no âmbito dos sistemas de saúde, para a formação médica de graduação, comprometida com o desenvolvimento da APS. Os materiais do trabalho foram: relatórios de pesquisas elaborados durante os estudos de pós-doutorado realizados respectivamente,em Madri (2004) e Granada (2015) e documentação oficial publicada pelos dois sistemas. O desempenho dos dois sistemas de saúde foi estudado por meio das seguintes variáveis: o indicador proporção de Internações Sensíveis à Atenção Básica (ISAB), coberturas da população por equipes e médicos de APS atingidas nos dois países. A formação médica orientada para a atenção primária na Espanha baseou-se no Plano de estudos de 1999 e de 2015 de duas faculdades e, no Brasil, apoiou-se nas diretrizes curriculares de 2001 e 2014. As reformulações dos dois sistemas de saúde, promovidas por mudanças na política de financiamento e garantia do direito à saúde, têm consequências de curto e médio prazo no mercado de trabalho e de formação de profissionais da saúde. Estudos futuros serão necessários para avaliara eficácia e a efetividade das mudanças dos sistemas de saúde sobre a formação médica voltada para o desenvolvimento da APS
  • Editor: Londrina
  • Data de criação/publicação: 2016
  • Formato: p. 121-129.
  • Idioma: Português

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