skip to main content

Economia patrimonial, educação em museus e novas mídias: a experiência do Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos

Ammon, Ana Carolina Ramella Rey

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2017-03-06

Acesso online

  • Título:
    Economia patrimonial, educação em museus e novas mídias: a experiência do Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos
  • Autor: Ammon, Ana Carolina Ramella Rey
  • Orientador: Ferlini, Vera Lucia Amaral
  • Assuntos: Economia Patrimonial; Educação; Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge Dos Erasmos; Museu; Economy; Education; Museum; National Monument Ruins Engenho São Jorge Dos Erasmos
  • Descrição: Este trabalho de pesquisa tem como objetivo principal a elaboração, sob a perspectiva econômica, de uma proposta educativa em plataforma audiovisual cuja temática abarque as especificidades do Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos e da cidade de Santos, SP. Procuro identificar, a partir dos vestígios do antigo Engenho dos Schetz, as modificações do território e da sociedade da cidade de Santos do período colonial até os dias de hoje e de que forma isso deve ser passado ao público em um polo cultural atualmente de modo a inseri-lo na perspectiva da economia da cultura. Assim, partindo de uma análise do desenvolvimento histórico do próprio conceito de patrimônio e da grande importância dos monumentos culturais enquanto centros educativos, bem como de uma reflexão acerca das transformações pelas quais nossa sociedade vem passando desde o advento das inovações tecnológicas do século XX e da lógica de interesse sobretudo econômico que influencia a cultura atualmente, busco também identificar os métodos midiáticos e as formas de aplicação mais apropriados para a esfera educacional dos museus e monumentos históricos a fim de aplicá-los neste projeto.
  • DOI: 10.11606/D.8.2019.tde-07082019-134829
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2017-03-06
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.