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O uso da internet por docentes da área de saúde pública no Brasil

Angela Maria Belloni Cuenca Ana Cristina D'Andretta Tanaka

2004

Localização: FSP - Faculdade de Saúde Pública    (https://doi.org/10.11606/T.6.2004.tde-24102007-085356 )(Acessar)

  • Título:
    O uso da internet por docentes da área de saúde pública no Brasil
  • Autor: Angela Maria Belloni Cuenca
  • Ana Cristina D'Andretta Tanaka
  • Assuntos: SAÚDE PÚBLICA; PROFESSORES; PESQUISADORES; UNIVERSIDADE; CORREIO ELETRÔNICO; INTERNET
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Objetivo. O objetivo principal desta tese é conhecer a influência da internet nas atividades acadêmico-científicas da comunidade brasileira de docentes da área de saúde pública. Métodos. Estudo transversal, centrando na opinião do usuário sobre o uso e a influência da internet na prática de ensino e pesquisa no âmbito acadêmico. A população do estudo constitui-se de 237 docentes vinculados aos programas de pós-graduação em saúde pública. nos níveis mestrado e doutorado, das instituições brasileiras de ensino superior cadastradas no sistema CAPES (Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) em 2001. Para a obtenção dos dados, optou-se pelo uso de questionário auto-aplicável preenchido via web e encaminhado via correio eletrônico, com internet disponibilizada em servidor UNIX. Para os que não responderam o intrumento eletrônico, foram enviados questionários impressos. Resultados. A taxa de retorno do questionário foi de 63,7 por cento. O uso da internet foi apontado por 94,9 por cento dessa comunidade, sendo correio eletrônico (96,9 por cento) e a web (91,1 por cento) os recursos mais utilizados. A influência mais marcante da internet foi na comunicação entre os docentes, principalmente para o desenvolvimento de pesquisas, proporcionando mais colaboração com colegas de instituições nacionais e estrangeiras.
    Considerou-se que a atividade acadêmica de busca de informação bibliográfica e de textos completos foi muito beneficiada pela utilização da internet. Quanto à divulgação de resultados de pesquisa, ainda há predominância dos formatos impressos, principalmente em artigos periódicos de circulação nacional. ) Os docentes que declararam não utilizar a internet justificaram o fato argumentando falta de motivação, expressada em questões de caráter subjetivo, como a resistência em usar novas tecnologias, a falta de tempo para usar a internet e a facilidade de conseguir de seus colegas o material de que precisam. Conclusões. Os dados mostram que a internet influenciou o trabalho dos docentes e afeta o ciclo da comunicação cinetífica, principalmente na rapidez de recuperação de informações. Entre docentes, há forte tendência em eleger a comunicação entre pesquisadores como a etapa que mais mudou desde o desenvolvimento da internet no mundo acadêmico-científico brasileiro.
  • Data de criação/publicação: 2004
  • Formato: 124 p.
  • Idioma: Português

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